É formado pela fusão de dois ossos, o esfenóide e o occipital. A base do esfenóide e a base do occipital são separadas na vida fetal e formam uma articulação de duas cartilagens, a sincondrose esfeno-occipital, através da qual se dá o crescimento da base do crânio até a idade adulta jovem.
O osso occipital é um osso único, que cobre a parte dorsal da cabeça. Ele constitui uma grande porção da parte basilar do neurocrânio e abriga o cerebelo. É o único osso craniano que se articula com a coluna cervical.
Osteocondromas são protuberâncias ósseas envolvidas por uma camada de cartilagem. Atingem, habitualmente, as extremidades dos ossos longos no esqueleto imaturo e os deformam. Em geral são únicos, mas a forma de apresentação múltipla pode ser encontrada. De aspecto bastante característico, são de fácil diagnóstico.
Significado de Saliência substantivo feminino Parte que se sobressai numa superfície qualquer; protuberância. [Por Extensão] O que se destaca em relação aos demais; proeminência.
Significado de Proeminência substantivo feminino Aquilo que sobressai em relação a alguma coisa; saliência. Atributo do que é superior material, espiritual ou moralmente; superioridade. [Figurado] Qualidade de quem se destaca ou se sobressai tendo em conta suas características intelectuais, sua riqueza ou seu poder.
Significado de proeminência: Relevo, mas também usada na bíblia como espirito de superioridade.
«Preeminente, isto é, superior, excelso, nobre, distinto, sublime. É mais usado no sentido moral. Proeminente, que significa propriamente saliente, surge às vezes também na acepção de preeminente, notável, excelso, no que influi o francês proéminent. Nos clássicos apresenta-se a grafia preminente [...].»
Embora o adjetivo proeminente seja usado com um sentido mais físico: nariz proeminente, bochechas proeminentes, barriga proeminente,… e o adjetivo preeminente seja usado com um sentido mais intelectual ou moral: escritora preeminente, cientista preeminente, jornalista preeminente,… as duas palavras são sinônimas quando ...
Pressão alta As situações que provocam aumento exagerado da pressão arterial, como o estresse, são as principais causas de dor atrás da cabeça, que depois irradia para a testa, associado a sensação de peso na cabeça e levando também ao surgimento de outros sintomas, como visão turva ou embaçada.
Enxaqueca Elas geralmente se apresentam como dor unilateral (de um lado só da cabeça), latejante, de intensidade moderada a severa, que pode se agravar com atividade física.
Entidade conhecida como cefaléia cervicogênica pode ser o seu problema. Trata-se de dor de cabeça cuja origem é a inflamação dos músculos cervicais relacionado aos erros e vícios de postura, bem como doenças ósseas cervicais como artrose e hérnias discais.