No ano de 1810, no Brasil, um decreto do Príncipe Regente determinou que deveria ser construída uma sede oficial para a Biblioteca Nacional (antes chamada de Real Biblioteca). A data de 29 de outubro de 1810 é considerada como a da fundação da Real Biblioteca que, porém, só foi de fato aberta ao público em 1814.
Ptolomeu I
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Cecília Meireles
Biblioteca do Congresso - Washington
A instituição é beneficiária do Depósito Legal (lei que assegura o registro e a guarda da produção intelectual nacional; possibilita o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente; garante a defesa e a preservação da língua e das culturas nacionais; recebe doações e aquisições de obras).
O conjunto de bibliotecas públicas brasileiras é insuficiente, apesar de avanços pontuais. São 6.
1810
A primeira, criada em 1829, no estado de Massachusetts, foi a New England Asylum for the Blind, que em 1839 passou a ser chamada de Escola Perkins em homenagem ao seu principal benfeitor; a segunda, fundada em 1831, foi o New York Institute for the Education of the Blind e, seis anos, foi criada a Ohio School for the ...
12 de setembro de 1854, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Para marcar consultas para alunos, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com D. Lourdes, no telefone 3478-4433. Já o telefone para informações ao público externo é o 3478-4431.
Nesta segunda-feira, 17, o Instituto Benjamin Constant (IBC) completa 164 anos de existência. Criada para atender a deficientes visuais, a instituição de ensino, vinculada ao MEC, foi pioneira nesse segmento da educação na América Latina. A solenidade de comemoração foi realizada na sede do IBC, no Rio de Janeiro (RJ).
Benjamin Constant (1833-1891) foi um militar, político e professor brasileiro, um dos fundadores da República. Foi também o grande divulgador do positivismo no Brasil. ... Foram os melhores dias da infância de Benjamin, como descreve nos versos "Saudades da Infância".
1929
em 5 de janeiro de 1963 foi assinado um convênio luso-brasileiro, entre as mais importantes entidades dos dois países, para a padronização do Braille integral (grau 1) e para a adoção no Brasil de símbolos do código de abreviaturas usado em Portugal.
Esse sistema surgiu no século XIX, na França, e foi criado por um jovem estudante chamado Louis Braille. Atualmente, é padrão no mundo, sendo utilizado por milhões de pessoas cegas. Chegou ao Brasil em 1854, por meio de um estudante chamado José Álvares de Azevedo.