O nascimento da Filosofia se deu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos. ... Muitas foram as discussões em que se tentou ou fazer um vínculo entre os gregos e o Oriente ou evidenciar a originalidade dos gregos em relação à Filosofia.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente, dando destaque a seu início entre os gregos antigos. ... Aristóteles, na abertura da sua Metafísica, faz uma afirmação que pode sugerir que o pensamento filosófico possui uma. origem não cronológica.
Resposta. Resposta: Corresponde ao nascimento do pensamento racional.
A política trata - se de um dos objetos diretos de estudo por parte da filosofia, uma vez que nota - se o campo de estudos envolvendo como as sociedades passadas eram geridas. Assim sendo, por meio da política pode - se ter a construção da razão o que levou ao desenvolvimento da filosofia.
Resposta: Historicamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios. ... Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto a coisa explicada. .
O declínio da explicação mítica se dá na Grécia Antiga. ... Nesse meio tempo, surge a escrita na Grécia Antiga, a invenção da moeda e uma série de outros fatores que facilitaram o surgimento da Filosofia. O início da Filosofia foi marco para o declínio do pensamento mítico do mundo.
o pensamento filosofico é baseado na verdade sendo a verdade também a base da filosofia, já o mitico é baseado em histórias, lendas, contos, que não possuem comprovação, ou que são extraordinários demais para serem um fato verídico.
A diferença entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico se dá basicamente pelo fato de que , a filosofia se baseia grandemente em fatos que são racionais , porém , o pensamento mítico muitas vezes se baseia na fé , na crença das pessoas .
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
Resposta. Do mito ao logos - do pensamento mítico ao pensamento lógico - racional . Que existia na Grécia era um pensamento baseado no mito, o que houve depois foi o pensamento racional agora lógico é especulativo. O mito e um tipo de conhecimentos só que a filosofia também mais basear de maneira distinta .
Com base nos conhecimentos adquiridos em filosofia, se deu através da racionalização e questionamento sobre os deuses, que eram a base de comando da época, e por elas, as pautavam-se para desenvolverem seu comportamento social.
Texto 1 Um dos elementos centrais do pensamento mítico e de sua forma de explicar a realidade é o apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado, à magia.
Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. ...
O pensamento filosófico compreende ao pensamento racional que surge na necessidade de retirar a "cegueira social" por parte dos seres humanos. ... Nesse sentido, o ser humano pode chegar a felicidade plena por meio da razão. Dessa forma, por meio do pensamento filosófico pode - se chegar ao desenvolvimento da razão.