Esta solução estoque será utilizada para o preparo de todas as soluções diluídas de NaOH nas demais aulas práticas. Da solução estoque 1 N de NaOH, retire 1 mL e adicione a cerca de 80 mL de água destilada. Transfira o conteúdo para um balão volumétrico, completando o seu volume para 100 mL com água destilada.
Fórmula para o preparo de 10 litros de formol de uso tamponado:
Assim, o formol concentrado (37%), para uso como fixador, é diluído na proporção de 1:10, ou seja, 1 parte do formol concentrado + 9 partes de solução aquosa tampão, preferencialmente, obstendo-se uma solução a 3,7%, usualmente chamada de “formalina a 10%.” Metanol (tóxico) é usualmente acrescentado à solução ...
O formol é uma mistura homogênea composta por água e pelo menor aldeído existente, o metanal. Ele já foi muito utilizado para preservação de animais mortos.
“Para atingir os efeitos desejados pela leitora, é aconselhável substituir a aplicação atual pelo Tioglicolato de Amônio – em força média ou suave –, já que o cabelo está fortemente sensibilizado.
Como o formol é volátil, uma maior quantidade é inalada, tanto por quem aplica como por quem se submete ao tratamento, podendo causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior. Em altas concentrações, pode causar bronquite, pneumonia ou laringite.
Eles (médicos) explicaram que uma reação alérgica demora até sete dias para se manifestar, ou seja, pode ter sido qualquer coisa que comi, toquei ou respirei naquela semana.
No caso da progressiva, dependendo de sua concentração, pode causar queda de cabelo. Porém, os riscos vão muito além da estética! Em contato com a pele, causa irritação, vermelhidão dor e queimaduras. Em contato com os olhos, dor, lacrimejamento, visão embaçada e, em altas concentrações, até danos irreversíveis.
Vá de escova marroquina! Por ter óleo de argan em sua fórmula, o tratamento não agride os fios e ainda deixa as madeixas superhidratadas. Se você deixar a escova agir por menos tempo, ela só modela, então é ideal para quem tem cabelos crespos e cacheados e não quer perder o formato dos cachinhos.
De acordo com a Anvisa, Escova Progressiva é “o procedimento adotado pelos cabeleireiros para realizar alisamento de cabelo. Os métodos não são registrados na Anvisa....Quais os princípios ativos de Escovas Progressivas Liberados pela Anvisa?
Além disso, o principal elemento químico da maioria das progressivas - o ácido fórmico ou formol - é fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em excesso nas fórmulas, eles provocam desde queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo.
“A beleza da escova progressiva é artificial. Ela dá brilho, mas acaba com o movimento e com a vida do cabelo. ... “O resultado imediato é muito bonito, e nenhum tratamento fará o efeito da escova progressiva, deixando o cabelo tão liso. Mas, com o tempo, essas substâncias destroem o cabelo e a raiz”, adverte.
As progressivas com formol, prejudicam o cimento intercelular, que faz as ligações das cutículas com o córtex, isso acaba causando falhas no fio, deixando-os leves e quebradiços.
tioglicolato
O Hidróxido de Lithium tem ação mais lenta e gradativa e pode ser utilizado para todos os tipos de cabelo, apresentando melhores resultados em cabelos densos e muito volumosos. Por fim, o Tioglicolato de Amônia permite um relaxamento que não altera tanto a estrutura capilar.
Resumindo, dependendo do estado que esta seu cabelo ou do produto usado, apenas a tintura pode danificar muito, por isso hidrate bem antes da tintura e use produtos de qualidade. Mas no geral as mechas ou luzes costumam danificar mais do que tintura.