Defina o caso que será estudado, escolhendo um objeto de pesquisa da área de seu interesse. Se é sobre inovação, por exemplo, procure uma empresa ou grupo que inovou e obteve sucesso. Apresente as vantagens do estudo de caso. Escreva para banca que vai avaliar seu TCC o porquê de ter escolhido o tema da pesquisa.
O estudo de caso é um instrumento usado por universidades de todo o mundo em atividades de formação continuada. Ele se baseia em experiências reais e têm como objetivo provocar educadores, gestores e demais atores da comunidade escolar a refletir e a se colocar em situações que envolvem tomada de decisões.
Num caso para ensino apresentam-se fatos, eventos e depoimentos para facilitar a discussão em sala de aula de problemas ou de decisões tomadas em situação específica. Lembre-se de que você não está argumentando para persuadir o leitor, como se faz em textos acadêmicos.
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.
De acordo com Yin (2005, p. 32), o estudo de caso “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto de vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.
O estudo de caso é um método de pesquisa para observar um tema na realidade, para explicar “como” e “por que” o fenômeno acontece. ... Isso porque, ao analisar um contexto específico na prática, que é seu objeto de pesquisa, você demonstra credibilidade e constrói uma autoridade sobre o tema.
Segue a divisão em partes ou paragrafo do que você deve considerar na escrita da conclusão:
Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.
A CBE pode ser descrita em quatro etapas: 1) formular uma questão clara a partir de um problema clínico, 2) pesquisar na literatura artigos clínicos relevantes, 3) avaliar criticamen- Page 3 12 HiperAtivo, Vol 5, No 1, Janeiro/Março de 1998 te as evidências no que concerne à validade e à utilidade clíni- ca e 4) ...
Então vamos lá passar os casos clínicos: A primeira frase deve ser: Nome do paciente, idade, gênero, procedência e sua queixa principal. Aqui também deve entrar características que mudam completamente o quadro, como, por exemplo, ser Portador de HIV ou transplantado.
Resumo: Os rounds clínicos são métodos que possibilitam aos profissionais na área da saúde a discussão e aprofundamento sobre casos atendidos no âmbito de trabalho.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método de prestação de cuidados com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento de forma a facilitar a adaptação e recuperação do paciente.
SAE: o que é a metodologia de sistematização da assistência de enfermagem. A organização do serviço de enfermagem é uma necessidade. No Brasil, essa regulamentação ocorre por meio do SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem).