Calculo da liquidez corrente:
O cálculo é: Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
Como a liquidez geral é calculada? Como já foi mencionado anteriormente, todos os indicadores de liquidez se dedicam ao mesmo fim: analisar as empresas com foco na relação entre o seu capital e as suas dívidas. Portanto, todos eles possuem uma mesma fórmula básica: Ativos / Passivos = Liquidez.
Para calculá-lo, divide-se o total da dívida (de curto prazo e longo prazo) pelo total do ativo. Logo, a fórmula do Índice de Endividamento Geral é: EG = (Capital de terceiros / Ativos totais) x 100.
Índice de Endividamento Geral Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.
Para calcular o Índice de Endividamento é preciso saber o total de capital de terceiros (passivos de curto e de longo prazo), e dividir pelos ativos da empresa. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.
O Índice de Endividamento é um dos indicadores financeiros que podem ser obtidos por meio da análise das demonstrações contábeis de uma empresa. Ele é uma importante ferramenta para medir o grau de risco que um empreendimento gera em suas operações.
Usualmente, se o índice for menor que 100% pode mostrar que dessa vez as dívidas são inferiores aos ativos totais do empreendimento. Quanto menor que 100% for esse valor, menos arriscada a empresa será.
A fórmula do índice de endividamento pessoal é a razão entre as dívidas mensais e as receitas mensais multiplicado por 100, demonstrando o resultado em porcentagem. Índice de endividamento pessoal = Dívidas mensais (passivo) / Receita em mensal (ativo) x 100.
Para se achar o percentual desse capital, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo Passivo Total. CAPITAL DE TERCEIROS também é bem sugestivo. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.
Percentual de inadimplentes atinge 24,8% O percentual de famílias endividadas (com dívidas em atraso ou não) no país chegou a 66,5% em janeiro deste ano, ficando acima das taxas de dezembro de 2020 (66,3%) e de janeiro do ano passado (65,3%).
Você sabe quais são os principais indicadores de endividamento de um negócio?
8 principais indicadores financeiros de uma empresa
Assim como nos anos anteriores, o cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida entre os brasileiros em 2020 – 78%, na média anual. Em segundo e terceiro lugares, ficaram, respectivamente, o carnê (16,8%) e o financiamento de carro (10,7%).
A informação foi dada hoje pela CNC A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro.
Como se organizar para sair das dívidas?
Como pagar dívidas altas ganhando pouco
Se você é um deles, confira nossas 10 dicas para sair das dívidas até o fim do ano.
Como organizar e pagar suas dívidas?
Se você está endividado ou prestes a se ver envolvido em muitas dívidas, sugiro que leia o guia rápido, com cinco passos, que preparei:
Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.
O que Acontece se Não Pagar um Agiota? Por fim, temos que lhe dizer que, caso não pague a um agiota, ele poderá não só pegar os seus bens a força (os que foram dados como garantia para o empréstimo), mas também empregar violência física, podendo, assim, colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.
A Agiota Fácil fornece um número de telefone para o consumidor que deseja se contactar via whatsapp ou ligação, disponível para todas as regiões do país. Este número é 4795.
1 – No âmbito jurídico, é ilegal: O agiota visam se enriquecer ilicitamente com os empréstimos, com cobranças de taxas de juro fora dos padrões e do que é permitido na lei. 2 – Agiotas cobram em torno de 40% para emprestar uma quantia de dinheiro ao mês. Isto dificulta que alguém possa vir a sair da dívida.
Confira, abaixo, seis possibilidades para conseguir dinheiro emprestado:
Melhores Maneiras de Emprestar Dinheiro a Juros
É recomendado que se cobre juros compensatórios de até 1% (um por cento) ao mês, ou 12% ao ano, e caso sejam cobrados juros com percentuais superiores a este você poderá ter a negociação anulada por enriquecimento ilícito de acordo com a legislação.
Uma nova modalidade de empréstimo permite que pessoas físicas emprestem dinheiro a juros para pessoas físicas. O que no passado seria chamado de agiotagem, agora recebeu o nome de sociedade de empréstimo entre pessoas.
Lembremo-nos que a prática de agiotagem (empréstimo de dinheiro a juros considerados excessivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos) é considerada crime no Brasil, de acordo com a Lei de Crime Contra a Economia Popular (lei 1.