Quais são seus pontos fortes? 5 dicas infalíveis para responder certo
Para falar com maestria sobre os seus pontos fortes e fracos, siga essas dicas:
A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que significa em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio).
A análise SWOT poderá te dar uma visão das qualidades da empresa que poderão ajudar a atravessar esse problema. Pode-se dividir a ferramenta em duas partes: ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.
A análise SWOT pode te ajudar a detectar esses riscos e ameaças, fazendo-o refletir sobre o contexto e impactos. A partir isso, será mais fácil inserir ações necessárias no planejamento estratégico e montar uma força-tarefa para contornar ou resolver os problemas e seguir avançando.
Podemos dizer que o conceito da Análise SWOT está em sua ampla utilização como método de gestão para o estudo dos ambientes interno e externo da empresa. Isso é feito através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.
A análise SWOT é uma ótima ferramenta para ampliar o autoconhecimento interno de sua empresa e também para avaliar fatores externos que podem vir a comprometer o seu negócio ou mesmo servirem como oportunidades de crescimento.
Análise ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.