COMO TINGIR A PASTA
Para usar a pasta americana em dias muito úmidos e chuvosos o ideal é, trabalhar em um ambiente com ar condicionado ou adicionar uma colher de chá de CMC (também chamado de carboximetilcelulose sódico) para cada 500g de pasta americana no momento em que você estiver sovando a pasta americana.
O corante líquido é outra opção para quem realiza trabalho de pintura em pasta americana. Além do tingimento de preparos neutros, como glacês e pasta americana, ele também pode ser usado para realçar cores.
Faça uma mistura de partes iguais de glucose e vodka. Misture bem até dissolver. Não deixe muito liquido nem muito grosso. Aplique com um pincel macio....PASTA AMERICANA COM BRILHO
Com o auxílio de uma colher, espalhe um pouquinho sobre os pirulitos e em seguida cole a pasta americana no chocolate. DICA: para colar pasta americana sobre pasta americana o ideal é utilizar um pouquinho de água, bem pouquinho para não encharcar, pode ser com um pincel ou com a ponta dos dedos mesmo.
4) Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses.
Abra a massa com auxílio de um rolo, garantindo que fique com a espessura uniforme. Em seguida, enrole a pasta no rolo e aplique sobre o bolo. Utilize, então, um alisador para retirar qualquer imperfeição e deixar a pasta bem lisinha.
Para decidir é importante verificar a consistencia e a umidade da pasta. Pasta mais seca use açúcar impalpável e pasta mais úmida use amido de milho. E o mais importante ainda é utilizar a menor quantidade possível, para não mudar a consistencia da pasta.
Pegue uma garrafa que seja lisa, sem nervuras (eu usei de vinho), lave bem, polvilhe com farinha de trigo e use para abrir a massa normalmente como faria com um rolo comum. Como tirar o rótulo: Uma boa dica para tirar o rótulo da garrafa é derramar óleo de cozinha sobre ele, esfregar um pouquinho e deixar uns minutos.
Pegue um rolo e vá abrindo a massa, movimentando-o por todas as direções até que ela vá adquirindo uma textura mais fina e formato arredondado. No entanto, é recomendado tomar cuidado para não deixar a massa muito fina, pois do contrário haverá dificuldade para fazer a borda.
O local ideal para se manusear uma pasta americana é uma superfície firme e fresca, como uma pedra de mármore ou uma tábua de plástico, por exemplo, que evitam que a massa grude e não se espalhe bem. Com a ajuda de um rolo de macarrão, abra bem a pasta e a manuseie bastante para garantir o efeito esperado.
Por exigir uma técnica mais refinada para manuseio e modelagem, os bolos com pasta americana são mais caros e gastam mais tempo para confecção. Além disso, a pasta tem textura e gosto menos agradáveis que o chantilly, algumas pessoas a consideram seca e muito doce.
Há uma regrinha simples que nos ajuda bastante nesta hora: some a altura das laterais do bolo com o diâmetro e adicione 5,0 cm. Sabendo o tamanho que a pasta americana deverá ter já aberta, você pode conferir na tabela abaixo a quantidade que irá precisar.
Muita gente tem dúvidas, e receios, sobre colocar o bolo coberto com pasta americana na geladeira. Isto é sim possível, e as vezes necessário. Por exemplo se vai ter vários bolos para entregar no mesmo dia, pode fazer antecedência e guardar na geladeira. ... Deixe para decorar o bolo depois que já estiver degelado e seco.
Não utilize frutas cruas. Além de correr o risco de azedarem, elas soltam líquido que irá alterar a textura do bolo. Não utilize chantilly, mousse ou qualquer outro tipo de recheio que precise estar gelado para manter a textura.
Aposte na pasta americana Justamente por causa do açúcar! A cobertura açucarada ajuda a manter o bolo fresquinho por mais tempo, podendo prolongar em até 4 dias após a sua data de validade!
Como armazenar bolo?