DOS COMPRIMENTOS EQUIVALENTES /D = α/D + β, foi calculada a média aritmética para a faixa de diâmetros indicada, e apresentada na tabela 1.
Sobre o cálculo de queda de pressão
O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de um determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões.
Um escoamento é classificado como uni, bi ou tridimensional dependendo do número de coordenadas espaciais requeridas na especificação do campo de velocidades. Se as propriedades do fluido em um ponto do campo não mudam com o tempo o escoamento é denominado escoamento em regime permanente.
Para medir a viscosidade, o copo é completamente imerso na amostra, retirado, e o tempo para o escoamento através do orifício no fundo do copo é medido. Embora este tipo de copo possa ser usado para medir a viscosidade diretamente em tanques ou recipientes, a medição ainda é aproximada.
O poise (símbolo P; IPA: /pwɑːz/) é a unidade de viscosidade dinâmica no sistema CGS de unidades. Seu nome é uma homenagem a Jean-Louis-Marie Poiseuille. A unidade análoga no Sistema Internacional de Unidades é o pascal segundo (Pa·s): 1 Pa·s = 1 kg·m−1·s−1 = 10 P.
O viscosímetro de Stokes, é um tubo de vidro contendo o líquido que desejamos determinar sua viscosidade. Nesse tubo, marca-se uma altura pré-determinada, e deixa-se cair uma esfera, de diâmetro conhecido, no interior do fluido. ... Com auxílio de um cronômetro, o tempo de queda das esferas foi aferido e anotado.
No viscosímetro de Stokes, também chamado viscosímetro de esfera, uma esfera é imersa em um tubo vertical contendo o fluido e deixada cair livremente sob ação da gravidade. Inicialmente acelerada, ela atingirá depois de algum tempo, devido à resistência do fluido, uma velocidade constante (velocidade terminal).
Viscosidade é afetada por uma série de fatores, incluindo o tamanho e a forma das moléculas, as interações entre eles, e a temperatura. A viscosidade de um líquido pode ser medida de várias maneiras por dispositivos chamados viscosímetros.
Viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, isto é, ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido se movimenta.
A viscosidade cinemática (ν) é a relação entre viscosidade dinâmica (µ) pela densidade (ρ). Onde ρ é a massa específica, V é a velocidade do fluido, D é o diâmetro do tubo, µ é a viscosidade dinâmicado fluido e ν é a viscosidade cinemática do fluido.
Alguns pensam que o índice de viscosidade está incluído no grau de viscosidade ISO dos óleos, mas não é. ... Quanto maior o atrito intermolecular (moléculas maiores), maior a viscosidade. A viscosidade determina a espessura e a resistência da película lubrificante dentro da máquina.
Ele relaciona a dependência de um óleo lubrificante com a variação da temperatura. Quanto maior for o índice de viscosidade, menor será a variação deste com a temperatura.
Óleo base - altamente refinado óleo mineral, parcialmente sintético ou completamente Óleo sintético, com um índice de viscosidade muito alto de 140, 200 e com uma fluidez natural de alta temperatura baixa.
O óleo hidráulico 68 é um tipo de lubrificante natural indicado, principalmente, para realizar a lubrificação de sistemas hidráulicos e também de sistemas circulatórios.
Conhecido como Pour Point, o ponto de fluidez nos lubrificantes é um termo que diz respeito a temperatura mais baixa na qual um óleo flui apenas influenciado pela gravidade.
Quanto mais ele se oxida, mais cresce sua viscosidade, aumentando o consumo de combustível, perdendo potência, formando vernizes e aumentando emissões”, afirma Riolfi. Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.
Para obter-se um lubrificante com IV maior, empregam-se agentes aumentadores do IV e vice-versa. Esse aditivo é capaz de aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico pela dissolução e inchamento entre moléculas dos hidrocarbonetos dos óleos lubrificantes.