Se os três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo, então esses dois triângulos são congruentes. Exemplo: Observe que os triângulos acima possuem os três lados correspondentes congruentes. Portanto, pelo caso LLL, os triângulos são congruentes.
1º Caso: LAL: neste caso teremos dois lados congruentes e o ângulo formado por eles também será congruente. 2º Caso: LLL: aqui os três lados são congruentes. 3º Caso: ALA: temos dois ângulos congruentes e o lado compreendido entre eles é congruente.
Existem 4 casos de congruência entre dois triângulos: Caso LAL: dois lados e o ângulo compreendido entre esses dois lados congruentes; Caso ALA: dois ângulos e lado adjacente a esses ângulos congruentes; ... Caso LAAo: um lado, um ângulo adjacente e um ângulo oposto a esse lado congruentes.
Resposta: Explicação passo-a-passo: Quando dois triângulos possuem um ângulo, um lado e um ângulo congruentes, então esses triângulos são congruentes (ALA). Se os três lados de um triângulo forem congruentes a três lados de outro triângulo (LLL).
Para os triângulos a regra é a mesma. Dois triângulos são semelhantes caso três ângulos correspondentes sejam congruentes e 3 lados correspondentes possuam a mesma razão de proporcionalidade. Porém, é possível verificar a semelhança nos triângulos de uma forma mais simples.
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.