A neurociência e os conhecimentos da natureza cognitiva das emoções mostram que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e afetivas impactam direta e positivamente na aprendizagem. Mas há outro ponto a favor do trabalho com as emoções: a melhora no clima escolar e na convivência entre os estudantes.
Estimule a leitura O incentivo à leitura desde a primeira infância é essencial para estimular o aprendizado e sua capacidade cognitiva, uma vez que os pequenos retêm informações e desenvolvem o pensamento crítico. Além disso, estimulam a imaginação e a criatividade.
Desenvolvendo a Inteligência Emocional
O desenvolvimento emocional se reflete na forma que nos comportamos diante de situações diversas no ambiente social. Já nos primeiros meses de vida, a criança apresenta características próprias, vindas do componente genético. Essas características podem levá-la a ter uma interação positiva ou negativa com o meio.
O desenvolvimento físico é uma área que abarca tanto o crescimento do corpinho da criança quanto a maneira como ela se movimenta e realiza ações, como chutar. Esse é um processo gradual, que envolve o sistema nervoso e os músculos.
Os Sistemas Cognitivos são compostos por diversas partes, como o Pensamento, onde se concentram as ideias e a capacidade de reflexão sobre determinados assuntos, conhecimento e percepções.