"Ele fornece cerca de 30 calorias a cada 100 gramas, das quais aproximadamente 3 gramas são de fibras.
Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Mantém o sistema cardiovascular saudável Dependendo do nível de entupimento, há grande chance de ocorrer infartos e derrames. O potássio do quiabo também interfere na saúde do sistema cardiovascular, já que auxilia a equilibrar a pressão arterial. Quem tem hipertensão corre riscos graves de ter ataques cardíacos.
A dica é ter uma dieta equilibrada, evitar gorduras e investir nas frutas e nas fibras. “Nordestino adora inhame, cuscuz, batata, macaxeira... Tudo isso pode comer, pois são carboidratos complexos, têm grande quantidade de fibras e a absorção é lenta”, aconselha a nutricionista Graça Albuquerque.
Para os médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), os hipertensos devem reduzir o consumo de sal, evitar temperos industrializados e dar preferência a frutas ricas em potássio. O ideal é comer peixe ao menos duas vezes por semana e optar por carnes brancas ou magras de boi.
Evite carnes gordurosas, vísceras como fígado, coração e rins, embutidos como lingüiça, paio e salsicha, frios como mortadela, presunto e salame e ainda camarão.