No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.
A região Sudeste é a que possui o relevo mais alto. Podemos destacar três unidades de relevo nessa região: planaltos (a maioria), depressões e planícies. ... Planaltos e serras do atlântico leste-sudeste: área que vai da parte oriental de Minas Gerais e do Espírito Santo e chega até a parte leste de São Paulo.
O verão é a época que mais chove sobre a Região Sudeste do Brasil e os volumes de chuva médios climatológicos são bastante elevados. A ocorrência de temporais, muitos raios, rajadas de vento intensas, acima de 60 km/h, são normais na estação.
Os estados do Sul do Brasil, em particular o Rio Grande do Sul, estão recebendo aporte de umidade tropical enorme nestes dias, o que gera chuva com grande frequência. Soma-se ainda a atmosfera aquecida com uma massa de ar quente instalada na região.
Também levou muita gente a se perguntar por que está chovendo tanto no Estado em 2020. De acordo com Eduardo Gonçalves, meteorologista da Somar Meteorologia, a resposta vem do oceano Atlântico. ... Como consequência, as chuvas mais fortes acontecem de forma recorrente no Sudeste”, diz o meteorologista.
As temperaturas serão dentro da faixa normal ou acima da média em praticamente toda a região. A previsão para os próximos três meses, para a Região Sudeste é de chuvas variando de normal a ligeiramente acima da faixa normal em grande de São Paulo.
Inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do BR; A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.
Estação vai transcorrer sem influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. Frio de julho pode trazer geada. Inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. ...
O verão inicia-se no dia 22 de dezembro de 2019, à 01h19min, e termina no dia 20 de março de 2020, à 00h50min.
Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020
Outono: 20 de março de 2021, às 06h38; Inverno: 21 de junho de 2021, às 00h32; Primavera: 22 de setembro de 2021, às 16h21; Verão: 21 de dezembro de 2021, às 12h59.
Esta terça-feira, 22 de dezembro, marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje é o dia mais longo do ano.
Cadastre-se ou entre com o login da sua Conta NSC.
Você sabia que existe um dia específico do ano mais longo que os demais? Esta segunda-feira (21/12) será o dia do solstício de verão no Hemisfério Sul. O fenômeno é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o sol.
21 de junho
21 de dezembro
O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano - no dia 20 ou 21 de junho acontece o solstício de verão, e no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno.
Solstício e Equinócio
O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. ... O equinócio ocorre também em dois momentos do ano, marcando o início da primavera e do outono. A primavera inicia-se em março no Hemisfério Norte e em setembro no Hemisfério Sul.
O fenômeno ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios do planeta recebam a mesma quantidade de luz e de escuridão. No total, são dois por ano, sendo eles o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono. Já nos Solstícios, ocorre o contrário.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, o equinócio – do Latim, aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais – só ocorre durante duas vezes ao ano, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.
Solstício é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão ou do inverno. ... Durante os solstícios, o Sol permanece ao máximo da linha do Equador. Quando ocorre o solstício, a luz solar reflete com maior intensidade em um dos hemisférios. Em consequência, a luz é menos intensa no outro hemisfério.
Falando nisso, o equinócio ocorre sempre nos meses de março e setembro, dependendo do Hemisfério. Por causa disso, marca o início da primavera e do outono. Basicamente, esse fenômeno se dá quando o sol incide com maior intensidade sobre as regiões que estão localizadas próximo à linha do Equador.
Ocorrem dois por ano, caracterizando civilmente o começo das estações primavera e outono, respectivamente próximo ao dia 20 de setembro e 21 de março no hemisfério Sul. No momento do equinócio o Sol cruza exatamente o Equador celeste.
equinocio é o momento em que o sol, em seu movimento anual aparente corta o equador celeste, fazendo com que o dia e noite tenham a mesma duração. 21 de março temos primavera no hemisfério norte e outono no hemisferio sul. 23 de setembro temos outono no hemisfério norte e primavera ho hemisfério sul.
Esse fenômeno é o momento em que o Sol cruza o equador celeste. A partir desse momento um hemisfério começa a receber mais luz solar do que o outro. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, em março acontece o equinócio de outono, dando início ao outono.
As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26 ºC na região Serrana e 31 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 ºC na Região Serrana e dos 21 ºC nas demais regiões.
O outono de 2021 vai começar neste ano, oficialmente, em 20 de março, às 6h38, pelo horário de Brasília. Esta estação do ano é tida como uma etapa de transição entre o verão, época com temperaturas mais altas, e o inverno, tradicionalmente mais frio. O outono se estende até o dia 21 de junho de 2021, às 00h32.
Todos os anos, no dia 23 de setembro, tem-se oficialmente declarado o início da Primavera, uma das quatro estações do ano. Mas, nessa data, é primavera apenas no Hemisfério Sul, pois no Hemisfério Norte, nesse mesmo dia, inicia-se o outono.