6- Situacionalidade Esse fator diz respeito à adequação do texto em uma situação, referindo-se ao conhecimento da situação comunicativa e às suas regras. Esse fator está relacionado com a competência 1 da prova de redação do ENEM, que é o conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa.
São sete os fatores da textualidade, dois linguísticos e cinco pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade. Coerência: trabalha no aspecto lógico, semântico e cognitivo do texto.
É preciso que o texto seja escrito por um motivo, ou seja, para transmitir algum tipo de informação. O leitor terá tanto mais interesse no texto - e, assim, irá aceitá-lo melhor - à medida que ele lhe fornecer informações novas.
Com o desenvolvimento da linguística, compreendeu-se que a compreensão de um texto não se explicava somente por seus aspectos estruturais, mas também contextuais, assim, consolidaram-se dois fatores de textualidade. ... Dentro dessa categoria, apresentam-se dois elementos da textualidade: coerência e coesão.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os textos narrativos podem apresentar cinco elementos que são característicos desse tipo textual....São eles:
Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.
substantivo masculino plural Coisas; o que compõe o todo: o meu jogo tem muitos elementos. Princípios; noções superficiais; fundamentação básica ou sumária: este trabalho tem muitos elementos jurídicos.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.
Os elementos fundamentais do Mapa são:
Linguagem verbal, coerência e coesão.