Após o uso do mesmo, um tubo de descarte deve ser utilizado, para então prosseguir a sequência das demais coletas. Qualquer alteração nessa sequência de coleta, pode gerar uma contaminação dos tubos subsequentes pelos aditivos presentes nos tubos anteriores, levando a resultados perigosamente incorretos.
Porém, para que o resultado do exame seja de qualidade, são necessários alguns cuidados de preservação com o material coletado.
9. Quantos dias depois do preventivo pode ter relação? Não há restrição de dias após a coleta do exame.
- Exames da rotina ginecológica tem validade de 1 ano. - Espermograma - Pode ser repetido a qualquer momento a critério médico.
Em regra, os pedidos médicos/receitas médicas têm validade de 30 dias. Contudo, alguns contratos preveem validade maior. Portanto, o beneficiário deverá verificar a validade do pedido médico junto à sua operadora.
Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
Para exames de rotina em pacientes jovens, a cada 2 anos é um tempo razoável entre os exames. Para pacientes cardiopatas, que já tiveram arritmia, infarto, problemas de válvulas cardíacas, o cardiologista poderá repetir o exame a cada 3 meses ou até antes.
Exame papanicolau detecta quais doenças?