Como se pode perceber, a função do teatro, de maneira ampla, é a de causar reflexão e purificar, por meio de catarse, o espírito do homem. Sua importância se reafirma pelo aprofundamento do ser reflexivo e social.
Assim, a finalidade do teatro medieval era a divulgação dos preceitos religiosos e histórias bíblicas, sendo encenado por membros do clero.
A tragédia é uma forma dramática ou peça de teatro, em geral solene, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto.
Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. ... Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. ... Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.
A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. Através de danças e rituais o homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos, sua fé e para contar histórias sobre a sua vida cotidiana.
Na Pré História, em rituais religiosos, o homem inventou várias formas de se comunicar com as divindades e com as forças da natureza. Uma delas eram encenações e imitações, nas quais os homens se faziam de deuses ou de animais que tinham poderes de trazer boa caça e boa colheita.
TeatroSOLO é um projeto do artista argentino Matías Umpierrez que apresenta intervenções teatrais urbanas em diferentes locais da cidade para serem assistidas por um único espectador por vez. ... Além dos atores, o projeto incluiu uma residência de produção, coordenada pela produtora Daniele Sampaio da SIM!
Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc. "Solo" é um espetáculo teatral criado pelo ator e diretor Anselmo Bandeira, que busca provocar reflexões sobre a solidão.
O acontecimento teatral pode prescindir de um palco, de iluminação, de cenários, de trilha sonora, mas sem a tríade ator, espectador e uma história ele não se concretiza; eis a essência do teatro e é com essa proposta que o encenador argentino Matías Umpierrez desenvolveu o projeto Teatro SOLO.
O que é Teatro: Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
O que é Teatro: Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
O teatro é a linguagem artística em que as pessoas, no caso os atores e atrizes, representam uma história para um público. A manifestação teatral mais parecida com a que conhecemos hoje no Ocidente surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C.
Tipos de peças teatrais
Os tipos mais importantes são assim classificados em:
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.
O teatro é uma arte de representação artística ao vivo que contêm os seguintes elementos: atores, palco e público. ... Porém, o teatro se expandiu para além dos interesses das igrejas e tornou-se uma ferramenta de diversão, entretenimento e reflexão da sociedade.
São características do gênero dramático: ... Os textos dramáticos são produzidos para serem representados, pois a voz narrativa está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos ou monólogos sem mediação do narrador.
Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Farsa: surgida por volta do século XIV, a farsa designa uma curta peça teatral de caráter crítico, formada por diálogos simples e representada por personagens caricaturais em ações corriqueiras, cômicas, burlescas.
Em estatística, dados composicionais são descrições quantitativas das partes de algum todo, que transmitem exclusivamente informações de forma relativa ao todo. ... A característica mais marcante deste tipo de dados é que sua soma é sempre igual a uma constante (1 para proporções e 100 para porcentagens).
os elementos composicionais do texto são: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A construção composicional ou aspecto formal do texto, se refere ao tipo de estruturação e conclusão de um todo.
Resposta: Sempre antes da fala, há o nome da personagem, ou seja, quem deverá falar certa fala. ... As informações antes do texto começar deixa bem claro, o nome das personagens, onde está sendo produzido, número da cena e isso nos sub-entende que é um texto feito para encenação.
O assunto do texto é um diálogo de duas pessoas que querem entender quem está falando com quem. ... O elemento que representa o problema da comunicação é "quem fala", pois ao utilizar essa expressão, o emissor deu brecha para o receptor apresentar a resposta "ninguém, quem fala é quem ta perguntando".
Muita coisa faz parte da caracterização de um personagem, sua etnia, sua idade, seu porte físico, sua altura, como se veste, como fala, como pensa, como age. Mas sem dúvida, o caráter mais importante da caracterização é revelar a personalidade e o psicológico de um personagem.