Na verdade os artrópodes também são seres vivos. A diferença entre o filo de artrópodes e os demais é que os artrópodes pertencem ao grande grupo dos ecdysozoa. ... diferente do que ocorre em outros filos, onde o crescimento é continuo. O exoesqueleto que foi abandonado pelo artrópode é chamado de exúvia.
Resposta: Esse processo de trocar esqueleto durante a fase de crescimento é essencial, porque esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
A composição do esqueleto externo muda de animal para animal. Tem como função a proteção mecânica, química e biológica, evitar perda excessiva de água, sustentação de músculos e serve de ponto de ligação para as pernas, asas e outros apêndices, porém pode limitar o crescimento do animal.
Bom dia, tudo bem? Os equinodermos são animais marinhos, no qual possuem um esqueleto interno com muito calcário e permite que o animal possua diversos espinhos perceptíveis, sendo o motivo principal do seu nome onde “echinos = espinhos” e “derma = pele”.
O esqueleto desses animais suporta o corpo, fornece pontos de inserção da musculatura e protege o encéfalo e a medula espinhal. Nos embriões de todos os vertebrados e em algumas espécies (como o tubarão), o esqueleto é formado por cartilagem.