O inotropismo e o cronotropismo representam força de contração e a freqüência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica.
A Dobutamina atua diretamente nos receptores beta-1 do coração, aumentando a força de contração do músculo cardíaco (efeito inotrópico positivo). Melhora o fluxo sanguíneo coronariano e o consumo de oxigênio pelo miocárdio.
As junções comunicantes permitem que ocorra o tráfego de íons de célula a célula. Por esse motivo, o coração trabalha como um sincício funcional: quando uma célula for estimulada, todas também o serão quase que simultaneamente.
Significado de Sincício substantivo masculino [Biologia] Massa protoplasmática caracterizada pela formação de vários núcleos de citoplasma e originada pela junção de células anteriormente separadas. Camada localizada no exterior do trofoblasto do ovo de animais mamíferos. ... Do latim syncytium.
Sincídio, também chamada de cenócito, são células formadas por diversos núcleos devido ao processo de fusão de várias outras células. ... A principal finalidade de um sincídio funcional é levar e coordenar informações aos órgãos, auxiliando no processo de bom funcionamento destes.
Entre as propriedades apresentadas pelo miocárdio (músculo cardíaco), quatro merecem ser destacadas, são elas: automatismo, condutibilidade, excitabilidade e contratibilidade.
Na parede do átrio direito, próximo a desembocadura da veia cava superior, há uma pequena massa de células musculares cardíacas especializadas, denominadas nó sinoatrial.
O miocárdio é uma das paredes do coração, representa a porção intermediária e mais espessa, entre o epicárdio e o endocárdio. Ele é constituído por músculo estriado cardíaco e consiste em feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado.
O estímulo elétrico nasce no próprio coração, na região chamada de nodo sinusal ou nó sinusal, localizado na parte superior do coração – átrio direito. É ali que são produzidos de forma contínua e regular os impulsos elétricos que se propagam por todo o coração, realizando a contração dos músculos cardíacos.
(PUC- MG) A função do nódulo sinoatrial no coração humano é: ... O nódulo sinoatrial, também chamado de marca-passo ou nodo sinoatrial, é uma região do coração que atua controlando a frequência dos batimentos cardíacos através da emissão de um sinal elétrico que se propaga pelo órgão.
O coração tem dois tipos de células, as células miocárdicas, também denominadas células funcionais, que quando estimuladas eletricamente são capazes de se contrair, e as células marcapasso, responsáveis pela geração e condução dos estímulos elétricos.
Este sistema é composto por um marcapasso natural chamado nó sinusal que se localiza na parte alta do coração e por uma rede de “fios” internos que conecta este marcapasso a toda a musculatura cardíaca (Figura 1). Assim, o nó sinusal gera eletricidade. Esta eletricidade flui por esta “fiação” até o músculo.
O nódulo auriculoventricular, nodo atrioventricular, nó atrioventricular ou nodo de Aschoff-Tawara é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos. ...
O Feixe de His, ou fascículo atrioventricular, é um feixe de fibras localizado no interior do músculo cardíaco do septo interventricular.
Um grupo de células musculares cardíacas especializadas, denominado nó atrioventricular se localiza no interior do septo interatrial, logo acima da transição dos átrios para os ventrículos.