O manejo é normalmente conservador, com a maioria dos pacientes procurando, para o diagnóstico, o médico generalista. As orientações são de manter hidratação adequada, aplicação de calor local e analgesia, em geral com analgésicos comuns e anti-inflamatórios não esteroidais.
A sialolitíase é a presença de uma estrutura calcificada (sialólito) dentro dos ductos das glândulas salivares, ou menos frequentemente, dentro das glândulas1.
Quando glândulas salivares menores estão envolvidas, imagens por TC e/ou RM podem ser os exames de escolha7. A US é um método de diagnóstico por imagem não invasivo, de técnica fácil5, útil na diferenciação de lesões intra e extraglandulares6.
A Ultrassonografia de Glândulas Salivares é um exame de primeira linha no estudo das glândulas salivares, que possibilita boa avaliação dos lobos superficiais da parótida e submandibular, permitindo também boa distinção entre massas intra ou extra-glandulares.
Na Cintilografia das Glândulas Salivares com ou sem Estímulo, o objetivo é avaliar o funcionamento e a integridade das glândulas salivares atuando na detecção de condições como a Síndrome de Sjögren.
A Ultrassonografia com Doppler Colorido de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças, além de diagnóstico avançado de alterações nas parótidas e submandibulares. As imagens são obtidas em tempo real e o método é indolor e não invasivo.
As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares da boca, localizadas abaixo e em frente das orelhas.
Diagnóstico. Embora a sensação de boca seca ou olhos secos seja comum, a sensação de boca seca e olhos secos acompanhada de inflamação das articulações, aumento das glândulas salivares, lesões nervosas, certas erupções cutâneas ou problemas renais podem indicar que a pessoa tem síndrome de Sjögren.
Para que serve o Exame Raio-X de Sialografia (por Glândula)? Com o exame de Raio-X de Sialografia (por glândula), estudamos as glândulas salivares observando a presença de tumores e cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.
A dacriocistografia consiste na demonstração das vias lacrimais por meio de radiografias após a injeção de substância de contraste no seu interior(1).
Este exame combina o Raio-X com a aplicação de um contraste iodado que permite observar fístulas (conexões anormais entre os órgãos) que aparecem devido a uma série de fatores, de malformações a outras patologias.
CONTRA INDICAÇÕES: A sialografia é contra-indicada na inflamação ou infecção grave da glândula ou dueto salivar. Além disso, como o procedimento envolve a administração de um contraste, estaria contra-indicado em qualquer paciente com história de alergia conhecida a contraste iodado.
É uma radiografia do útero. Consiste na introdução através da vagina de um produto opção aos raios X que permitirá visualizar a cavidade uterina e a permeabilidade tubaria. Revela informações úteis na medida em que a ecografia não visualiza as trompas.
Seriografia é um exame de raio-x, também conhecido como radiografia, que utiliza contraste. O método é comum por ser simples, rápido e não invasivo. Para obter as imagens, utiliza-se baixa dose de radiação e uma substância de contraste, a fim de identificar alterações em ossos e órgãos.
Esse exame pode ser realizado com um ou dois agentes de contraste; o duplo contraste costuma incluir ar, além do sulfato de bário. Seriografia de esôfago, estômago e duodeno (SEED) é uma série de raios X para avaliar o trato gastrointestinal alto (TGI – esôfago, estômago e duodeno).
As mais utilizadas incluem:
Principais causas O câncer nas glândulas salivares é provocado por mutações no DNA das células da boca, que começam a se multiplicar de forma desregulada e leva ao aparecimento do tumor.
As glândulas são encontradas ao redor da boca e da garganta. Nós chamamos de glândulas salivares maiores as Parótidas, Submandibulares e Sublinguais. Todas elas secretam saliva dentro da boca através dos ductos salivares.
As glândulas salivares podem ser classificadas em maiores e menores: Glândulas salivares maiores: Os três pares de glândulas salivares maiores são as parótidas, submandibulares e sublinguais. Essas glândulas são bem desenvolvidas e produzem uma grande quantidade de saliva. Não pare agora...
A saliva é produzida e secretada pelas glândulas salivares menores , que são glândulas dispersas em toda a camada de epitélio que reveste o palato , os lábios , as bochechas , as tonsilas e a língua , secretam apenas muco com a função de conservar a umidade da mucosa oral ; e as glândulas salivares maiores , que estão ...