Cada nucleotídeo tem três componentes combinados: um açúcar de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. Nucleosídeo é constituído por uma base nitrogenada (citosina, adenina, guanina, timina ou uracila) e por uma pentose (ribose ou desoxirribose) sem a presença do grupo fosfato.
O DNA é a molécula que armazena informações genéticas. É formado por três tipos de nucleotídeos e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina) que irão formar moléculas de DNA distintas conforme a sequência e a quantidade desses nucleotídeos.
Um polinucleótido ou polinucleotídeo é um polímero orgânico composto por monómeros nucleotídicos ligados covalentemente numa cadeia linear. O ácidodesoxirribonucléico (ADN) e o ácido ribonucléico (ARN) são exemplos de polinucleótidos com diferentes funções biológicas.
O DNA e o RNA são os dois tipos de ácidos nucleicos encontrados nos seres vivos.
Como os nucleotídeos estão ligados? Sua interação ocorre por ligações fosfodiéster, formando pontes de fosfato entre si. O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotídeo se une ao grupo fosfato ligado à hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotídeo através da ligação fosfodiéster.