Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio. Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso e o meio ambiente.
ESTRUTURA EPIDEMIOLÓGICA: conjunto de fatores relativos ao agente etiológico, hospedeiro e meio ambiente, que influi sobre a ocorrência natural de uma doença em uma comunidade.
A Tríade Epidemiológica é o modelo tradicional de causalidade das doenças transmissí- veis; nesse, a doença é o resultado da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente (Figura 2.
A tríade epidemiológica – para alguns tríade ecológica das doenças– é composta por hospedeiro, agente e meio ambiente. O "desequilíbrio" desses "sistemas" leva ao surgimento e/ou aumento de casos de doenças.
É aceitável dizer que a característica que diferencia o reservatório da fonte de infecção diz respeito ao fato de o reservatório ser indispensável para a perpetuação do agente, ao passo que a fonte de infecção é a responsável eventual pela transmissão.
As doenças infecciosas podem ser adquiridas por meio do contato direto com o agente infeccioso ou através da exposição da pessoa à água ou alimentos contaminados, bem como também por meio da via respiratória, sexual ou ferimentos causados por animais.
PERÍODO PRODRÔMICO: lapso de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas, que baseia o estabelecimento do diagnóstico.
Significado de Convalescença substantivo feminino Período de recuperação em que, após uma doença ou enfermidade, há um processo gradual de restabelecimento de saúde, sendo as forças restauradas progressivamente. Ação ou efeito de convalescer, de se recuperar, de recuperar as forças.
Z40-Z54 Pessoas em contato com os serviços de saúde para procedimentos e cuidados específicos.
Significado de Ligação covalente substantivo feminino [Química] Ligação entre os átomos caracterizada pelo compartilhamento de elétrons na camada de valência, causando uma atração recíproca entre eles, o que mantêm a molécula unida.
Em química, um composto iónico ou composto iônico é um composto químico no qual existem Íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. ... O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion).
Significado de Valência substantivo feminino Química Número que indica a capacidade de um elemento químico para se combinar com outros elementos.
Segundo o Princípio de Exclusão de Pauli, em cada orbital cabem no máximo dois elétrons. Para os orbitais que não possuem os dois elétrons, dizemos que estão incompletos e que são elétrons isolados ou desemparelhados.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.
- Se o átomo possuir de 1 à 3 elétrons na camada de valência, é mais fácil ele "perder" elétrons. estes são os elétrons livres. estes átomos são os chamados de metais. - Se o átomo possuir de 5 à 8 elétrons na camada de valência, é mais fácil ele "ganhar" elétrons.