Possíveis malefícios Em excesso, o consumo de cravo-da-Índia pode causar desconfortos no trato estomacal, como náuseas e vômitos. Além disso, seu poder termogênico pode gerar agitação e insônia.
Sim, mas de forma moderada. Esses fatores ajudam a reduzir a pressão arterial, mas é preciso ter cautela ao ingerir o chá feito com o cálice dessa flor.
Essa especiaria pode fazer bem à sua saúde O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais com ação analgésica e antisséptica. Por apresentar flavonoides, também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Quanto ao valor nutricional, também é fantástico.
Benefícios do cravo-da-índia
O cravo aumenta a secreção de enzimas gastrointestinais, melhorando a sua digestão e aliviando problemas de indigestão, prisão de ventre, náuseas e mal-estar estomacal. Além disso, acelera o metabolismo, o que auxilia na queima rápida de gordura, isto é, é um emagrecedor natural.
Por ter boas propriedades antissépticas e aromáticas naturais, o cravinho pode ser usado como uma opção natural para melhorar o mau hálito. Para isso, basta mascar 1 cravinho-da-índia para notar seus efeitos aromáticos na boca. Bochechar o chá de cravo-da-índia também é uma boa solução para combater o mau cheiro.
Deixa o couro cabeludo mais limpo; Combate a caspa e os piolhos; Fortalece os fios fracos e quebradiços; Deixa os fios muito brilhantes.
É uma bebida que mais conhecida por aliviar azia, gases e até sintomas de gastrite, atuando como analgésica. O cipó cravo leva esse nome pois seu aroma é similar ao do cravo-da-índia, ainda que não sejam parecidos. Em algumas regiões também pode ser chamado de cipó trindade.
Planta medicinal que é usada no tratamento de má digestão, diarreia, prisão de ventre, gripe e febre, problemas no fígado, diabetes, bronquite, má circulação do sangue entre outras. Geralmente é vendida em sachês com seu caule.
O chá de pariri, uma planta trepadeira de flores roxas também chamada de cipó pau e cipó cruz. Ela possui propriedades medicinais e, por isso, beneficia a pele, ajuda no combate à anemia, protege a imunidade e auxilia no tratamento de diversas doenças.
Como fazer o Chá de Cipó Cruz: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
Como tomar o chá de Crajiru?
O guajiru, fruto da amazônia que hoje é pouco aproveitado, pode fornecer substâncias que combatem processos inflamatórios associados ao câncer. Testes realizados em animais e em células humanas demonstraram que as antocianinas, compostos químicos extraídos do fruto, apresentam ação anti-inflamatória e antimutagênica.
Crajiru (Arrabidea chica (H.B.K.) Verlot; Bignoniaceae) é uma planta medicinal arbustiva brasileira, comumente encontrada na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica.
Bremek (Acanthaceae) é uma espécie vegetal amplamente utilizada pela população do estado do Amazonas devido às suas propriedades medicinais antiinflamatórias. É conhecida popularmente como “sara-tudo” e suas folhas são utilizadas em decoctos, infusões e macerações.