O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.
Os adipócitos são células que armazenam gordura e formam o tecido adiposo.
Os adipócitos sintetizam e liberam uma variedade de peptídeos e não-peptídeos, bem como expressam outros fatores além de sua capacidade de depositar e mobilizar triglicerídeos, retinóides e colesterol. Estas propriedades permitem uma interação do tecido adiposo com outros órgãos, bem como com outras células adiposas.
Os coxins são como almofadas, protegem o tecido adiposo do impacto (é encontrado em grande parte do corpo como nádegas, plantas dos pés e palmas das mãos). Estrutura de reserva de gordura (energia) para momentos de necessidade.
É uma inflamação da bolsa de Hoffa, uma irritação causada devido a uma compressão desta “almofada” de gordura infrapatelar. A inflamação acontece devido à microlesões no tecido gorduroso, causadas por movimentos inadequados.
Para tratar a Hoffite, inicialmente, é necessário primeiramente retirar o paciente do quadro agudo de dor, caso esteja presente. Para isso, o médico ortopedista poderá prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios, para que o paciente melhore da crise aguda.
A doença de Hoffa (ou síndrome do impacto da gordura infrapatelar) foi inicialmente descrita por Albert Hoffa em 1904(1), sendo caracterizada pelo desenvolvimento de alterações inflamatórias crônicas associadas ao encerceramento da gordura infrapatelar hipertrofiada nos espaços fêmoro-tibial e fêmoro-patelar.