O metano (representado pela fórmula química CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro), possui pouca solubilidade em água e, quando adicionado ao ar, pode ser altamente inflamável.
O gás metano também é encontrado como componente principal nas exalações naturais de regiões petrolíferas, existindo dentro de cavidades de jazidas de carvão mineral. ... O gás natural usado como combustível para veículos tem cerca de 70% de metano em sua composição.
Considerado um biogás, o metano já é utilizado como combustível alternativo em diversos lugares do país, sobretudo para veículos como ônibus e caminhões. Também pode ser usado como base para a fabricação de substâncias como cloreto de metila, etanol, dióxido de carbono, acetileno, diclorometano e amônia.
A única forma de armazenar metano à temperatura ambiente é de fato como GÁS comprimido e, portanto, para armazenar massas comparáveis à massa de “gás de cozinha” em um botijão, somente é possível a altas pressões (e ainda assim NÃO estará liquido), o que de fato torna-se inviável pois o botijão explodiria muito antes ...
Resposta. É que não é necessário queimar mais combustíveis e poluir ainda mais o ambiente. Se já utilizássemos parte desse gás produzido nos lixões, nós reduziríamos a quantidade de gases danosos ao ambientes que seriam emitidos.
Um projeto pioneiro no Brasil está tirando toneladas de lixo que iam para aterros sanitários e transformando o material em combustível. ... Os materiais são triturados e secos e viram um resíduo, pronto para gerar energia. É o chamado CDR, o Combustível Derivado de Resíduos.
Vantagens
Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza.
Sendo assim, a disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários, em razão da mudança da percepção ambiental da sociedade, não é mais considerada como a principal solução para descarte de resíduos. Dispor resíduos em aterro é não reaproveitar os recursos sólidos, que ainda podem gerar lucro.
Resposta. Incineração, reciclagem e compostagem.
É feita alguma captação de chorume e gases mesmo que de forma simples. O maior objetivo é minimizar os impactos ambientais. Por fim, o que seria mais adequado é o aterro sanitário, onde há cuidado com os gases e o chorume gerado pelo lixo.
Sete dicas para reduzir a geração de resíduos em casa
Sendo assim, as tecnologias para tratamento de resíduos sólidos mais utilizados são: o tratamento mecânico, bioquímico e térmico. Dentre eles a reciclagem, compostagem e incineração.
Como tratar e destinar os resíduos da sua empresa corretamente