A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de: a)ser ponto de confluências de rotas comerciais dos povos de diversas culturas.
Porque a região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, abrigou os primeiros povos da humanidade. Os primeiros a fixarem-se na região foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles foram os responsáveis pela construção das primeiras cidades, como Ur e Eridu.
(Ufrn) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de: terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
políticas e econômicas da Mesopotâmia: I - As condições ecológicas explicam por que a agricultura de irrigação era praticada atráves de uma organização individualista. II- Na economia da Baixa Mesopotâmia,a fome e as crises de subsistência eram frequentes,causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
No topo ficavam os nobres e os sacerdotes, abaixo deles os militares e na base os artesãos, comerciantes, camponeses e escravos, que produziam virtualmente tudo aquilo que era cotidianamente consumido pelos mesopotâmicos.
Sociedade da Mesopotâmia A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.
Os acádios eram um povo seminômade que vivia no oriente da Mesopotâmia. Seus movimentos migratórios eram definidos pela busca de pastos para seus animais e pelas estações do ano. Os principais registros escritos em relação aos acadianos, que eram analfabetos, foram deixados pelos sumérios.
Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
As primeiras cidades da civilização mesopotâmica – Ur, Uruk e Nippur – foram construídas pelos sumérios. Eles são os autores das grandes construções hidráulicas que aproveitavam os pântanos, inibiam as inundações dos rios e garantiam água nos períodos de seca. Além disso, foram os inventores dos registros escritos.
As civilizações surgiram inicialmente nos vales dos rios, pois ali a terra era mais fértil para o cultivo. ... As pessoas começaram a se estabelecer ali por volta do ano 4500 a.C. Outra das primeiras civilizações surgiu ao longo do rio Nilo, por volta de 2925 a.C. Ela é conhecida como Egito antigo.
Mesopotâmia
Resposta: começaram a ter as primeiras famílias que vendiam produtos artesanias, dando inicio ao conceito de emprego e profissões. E foi na Idade Contemporânea que com a criação de ferramentas surgiram as primeiras profissões, sendo artesões e serviços gerais com madeira e consertos.
Sobre o surgimento das primeiras aldeias e cidades temos que tal fator ocorreu por volta de 8.
Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.
Mesopotâmia
O que favoreceu o surgimento das primeiras aldeias foi a descoberta da agricultura, pois com isso os seres humanos deixaram de ter o nomadismo como necessidade para a sobrevivência.
As aldeias surgiram com a necessidade de moradia das pessoas. Todos iam se mudando para um determinado lugar (próximos uns dos outros) e estabeleciam atividades tais como a criação de animais e a plantação (para poderem se alimentar).
Além do desenvolvimento da agricultura, com direção centralizada dos trabalhos coletivos de irrigação, outros fatores contribuíram para transformar as aldeias em cidades. ... Os habitantes das cidades precisavam receber com regularidade alimentos vindos dos campos ou de localidades distantes.
Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.
Com a criação de animais e a agricultura, o homem sentiu necessidade de se fixar a um lugar. Surgiram assim as primeiras aldeias, normalmente juntas ou próximas dos grandes rios como o Nilo, Eufrates, Tigre ou Jordão (Jericó), devido à necessidade de água para regar e fertilizar os campos.
Resposta: Primeiras aldeias (nomos), que mais tarde evoluíram para prósperas cidades agrícolas e depois se uniram formando o Alto Egito (ao sul) e o Baixo Egito (ao norte). ... Por volta de 3200 a.C., o rei Menés (ou Narmer), do Alto Egito, conquistou as cidades do Baixo Egito, unificando todo o império.
Inicialmente, havia a divisão sexual do trabalho, ou seja, as tarefas eram desempenhadas de acordo com o sexo: mulheres eram responsáveis pelas atividades domésticas e os homens executavam os trabalhos que exigiam força.