O adesivo odontológico é utilizado com o objetivo de aumentar a adesão dos materiais no momento de restauração dentária. A cola presente nele é usada para garantir o sucesso de vários procedimentos, como a reparação de um dente com cárie, lascado, fraturado ou pigmentado.
Os sistemas adesivos autocondicionantes podem ser de dois passos, onde o agente condicionador e o primer estão combinados em um mesmo frasco e o adesivo é aplicado separadamente; ou de passo único, que combina ácido, primer e adesivo em uma mesma aplicação.
Lavagem após o condicionamento ácido Deve-se realizar a lavagem e retirar o excesso de água, porém sem provocar um ressecamento excessivo, a umidade deve ser preservada, especialmente na dentina para que não ocorra o colabamento (colapso) das fibrilas colágenas, impedindo uma boa infiltração do agente de união.
adjetivo Relativo ao ápice; que termina em ápice. Fonética. Diz-se do fonema que se articula com a ponta da língua aproximando-se dos incisivos superiores ou a gengiva pouco acima deles: o inglês possui um r apical.
Utilização do localizador apical Prende-se um instrumento de diâmetro compatível com o diâmetro anatômico, penetrando a lima com movimentos oscilatórios até a marcação de “APICE” (Forame) no aparelho. Ajusta-se o “stop” de borracha na referência oclusal e medição em uma régua milimetrada.