Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio. No caso de uma auditoria, o escopo é o objetivo que se pretende alcançar com a auditoria.
Este último justifica a prosódia adotada: "A origem grega exige a acentuação paroxítona alopecia. Mas o latim alopecia autoriza a acentuação proparoxítona. Aurélio Ferreira consigna ambas as formas, mencionando que alopécia é mais usada.
Nesta doença, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por cabelos ou pelos corporais. Existem vários tipos de alopécia porque suas causas são diferentes.
Conhecida cientificamente por alopecia androgenética, a calvície feminina ocorre devido a um aumento na sensibilidade dos receptores hormonais presentes no couro cabeludo, que leva a um afinamento progressivo dos fios de cabelo. Os fios passam a ficar mais finos e ralos até que eventualmente param de crescer.
A alopécia areata não tem cura e o seu tratamento depende da gravidade da queda capilar, mas normalmente é feito com injeções e pomadas que são aplicadas no couro cabeludo para estimular o crescimento de cabelo, sendo importante que o tratamento seja orientado pelo dermatologista.
A forma mais avançada de alopecia areata é a universal, que geralmente ocorre em um estágio mais tardio da vida de homens e mulheres. Esta condição resulta na perda total do cabelo em todo corpo e é causada por uma mutação cromossômica no nascimento.
O diagnóstico precoce é fundamental para reverter os quadros de alopecia areata. Geralmente, o tratamento contra queda de cabelo por estresse envolve a ingestão de suplementos vitamínicos ou de remédios vasodilatadores, além da aplicação local de cremes contendo corticosteróides.
O estresse pode causar queda de cabelo, cientificamente chamada alopécia androgenética ou areata, porque ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação sanguínea dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo.
O estresse pode levar ao aumento da oleosidade dos cabelos e desencadear problemas como a dermatite seborreica, uma doença crônica que pode afetar tanto o couro cabeludo quanto a pele.