As cobras podem ser divididas em peçonhentas e não peçonhentas, que são aquelas que podem até produzir veneno, mas não possuem as peçonhas que o inoculam. ...
Os gêneros que ocorrem no Brasil podem ser diferenciados principalmente pelo formato da cauda: Bothrocophias e Bothrops (jararacas e urutus) caracterizam-se pela ponta da cauda lisa, sem guizo (chocalho); Crotalus (a cascavel) pelo chocalho na ponta da cauda e Lachesis (a surucucu) pela escama final da cauda em forma ...
Uma cobra venenosa geralmente tem uma cabeça notavelmente mais larga que o pescoço e sua forma triangular é mais pronunciada. As cobras não-venenosas têm uma cabeça mais arredondada, sem ângulos agudos. 4. As escamas na cauda de uma cobra venenosa estão dispostas em uma única linha, e as de não-venenosas, em duas.
Muitas aranhas podem ser encontradas em ambientes internos, pois ficaram presas acidentalmente ou são visitantes temporárias. Algumas espécies até gostam dos grandes interiores, onde vivem felizes e se reproduzem. Esses aracnídeos geralmente são discretos, e quase todos não são agressivos e nem perigosos.
araneísmo
Elas costumam viver isoladas e alimentam-se de pequenos animais de sangue frio, como répteis e anfíbios, insetos e até mesmo aves de pequeno porte. Com as quelíceras, duas pequenas garras localizadas perto da cabeça, elas perfuram e injetam veneno em suas presas e em eventuais agressores.
O nome popular da Theraphosa blondi foi escolhido pelo fato de que essa aranha é capaz de abater e devorar pequenos roedores, répteis e anfíbios. Ela também tem o hábito de escalar árvores e atacar ninhos de pássaros, alimentando-se de filhotes.