A "razão instrumental" para os Frankfurtianos significa o poder de agir na natureza e poder modicar ela. A razão é de extrema importância para a sociedade, uma vez que por meio da razão pode - se pensar e agir de forma racional.
O termo Razão instrumental foi provavelmente cunhado por Max Horkheimer e para criticar esse conceito, ele defendeu a Razão Crítica. ... Seus representantes concluíram que esta constituía-se como razão crítica, em oposição à razão instrumental (que se definia pela relação entre meios e fins).
O agir instrumental está ligado aos intrumentos que utilizamos para determinada ação de modo a pautarmos em algo, sem para tanto, utilizar o juízo de valores. ... Também podemos notar isso quando uma pessoa se opõe a fazer algo, ou faz algo em prol de seus valores éticos e morais.
Quando o ser humano procura adaptar-se ao meio para satisfazer as suas necessidades, recorre à razão instrumental. Trata-se da estrutura de pensamento que privilegia a utilidade da ação e que considera os objetos como meios para alcançar um determinado fim.
Horkheimer afirma que “o homem comum afirmará que as coisas razoáveis são aquelas que são evidentemente úteis”. Mas o homem define como “útil” tudo que favorece sua autopreservação. A razão instrumental busca sempre a dominação sobre a natureza, sobre os seres humanos e sobre o próprio indivíduo.
Num segundo momento, abordar-se-á a crítica total da razão feita pelos frankfurtianos Adorno e Horkheimer, que identificaram no tipo de razão iluminista uma razão instrumental. Moldadora dos sentimentos e desejos contidos na natureza humana, constituindo um indivíduo eminentemente mecânico e racional.
A Razão Crítica supera a Razão Tradicional não por negação, mas por incorporação. A Razão Crítica que questiona os porquês, as utilizações, os interesses, as consequências históricas e os resultados obtidos pela ciência.
Ainda para Adorno e Horkheimer, o perigo inerente à indústria cultural é o cultivo de falsas necessidades psicológicas que só podem ser atendidas e satisfeitas pelos produtos do capitalismo; assim, eles perceberam especialmente a cultura produzida em massa como perigosa para a sobrevivência das artes mais difíceis de ...
Cultura. A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. ... Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência.
Walter Benjamin (1934) defende que a técnica tende a proporcionar o acesso à obra de arte. Em contraponto, Adorno e Horkheimer (1947) defendem que o uso da técnica e a reprodução da obra de arte nas mãos da Indústria Cultural podem promover a alienação social.
Max Horkheimer: foi um dos diretores do Instituto de Pesquisa Social. O filósofo e sociólogo foi responsável, junto a Adorno, por elaborar o conceito de Indústria Cultural, no livro Dialética do esclarecimento. Também foi perseguido pelo nazismo e refugiou-se nos Estados Unidos.
Max Horkheimer foi um filósofo, sociólogo alemão e autor de uma teoria crítica da sociedade. ... A Razão Instrumental seria tudo o que pertence à esfera da teoria tradicional, enquanto a Teoria Crítica segue pelos caminhos do pensamento crítico-negativo.
A escola foi fundada pelo trio de pensadores Max Horkheimer, Theodor Adorno e Friederich Pollock. Participaram como integrantes da escola de Frankfurt nomes como Herbert Marcuse, Jurgen Habermas, Ernst Bloch e Erich Fromm.
Resposta. A corrente de pensamento da escola Frankfurt é a crítica social - autorreflexão.
Theodor Adorno foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e crítico musical alemão. ... Dessa maneira, Adorno foi um dos fundadores da famosa "Escola de Frankfurt", junto a nomes como Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, Max Horkheimer e Wilhelm Reich.
A filosofia de Adorno é marcada pela crítica à sociedade de mercado, voltada para o progresso técnico. Entre suas principais obras estão A Dialética do Esclarecimento, A Ideia de História Natural, Dialética Negativa e Teoria Estética.