QUESTIONÁRIO DE PRONTIDÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA (PAR-Q) Este questionário tem o objetivo de identificar a necessidade de avaliação por um médico antes do início da atividade física. Caso você responda “SIM” a uma ou mais perguntas, converse com seu médico ANTES de aumentar seu nível atual de atividade física.
O nome pode até ser estranho, porém a anamnese é algo super simples: trata-se de um questionário com um de nossos profissionais de Educação Física para determinar o treino do aluno, de acordo com o seu objetivo.
A anamnese consiste em um questionário investigativo sobre informações de hábitos e históricos do indivíduo, sendo um instrumento importante para alertar o profissional de educação física sobre possíveis pontos que necessitem de atenção especial (GUEDES; GUEDES, 2006).
A avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do Profissional de Educação Física. Através dela é possível reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos e desportivos.
Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.
Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos. As articulações, garantem, portanto, a união e a movimentação dos ossos, permitindo que nosso esqueleto permaneça estável independentemente da atividade que realizamos.
Mas os ossos precisam estar livres para que nossas pernas, braços, cabeça, etc. possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
O sistema locomotor é formado pela união de três sistemas: esquelético, muscular e articular. Ele é responsável pela realização dos diversos movimentos do corpo e pela locomoção.
No exame físico do aparelho locomotor acrescenta-se a avalia- ção da amplitude dos movimentos (ADM) e os testes especiais para cada seg- mento osteoarticular. O exame físico do paciente com queixa osteoarticular ou muscular deve incluir o exame físico geral.
3 Mobilização: Testar mobilidade e amplitude de movimentos. Passiva e ativa. 1. Inspeção.
Formada por articulações, músculos e ligamentos, o joelho é responsável por grande parte dos movimentos que realizamos do dia a dia. Ele ainda confere sustentação a todo o peso do corpo e, também, recebe grande carga quando praticamos algum tipo de exercício físico.
O ligamento é um estabilizador passivo de uma articulação com principal função de impedir um deslocamento anormal entre dois ossos. No joelho, existem quatro ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).
O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular. O sistema locomotor responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo.
Resposta. Resposta: Os músculos esqueléticos estão associados ao esqueleto. Eles atuam no deslocamento do corpo, como nos movimentos de andar ou correr e sustentam a postura em conjunto com os ossos.
Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto.
O sistema locomotor humano também é conhecido como aparelho locomotor humano. É formado da união do sistema esquelético e do sistema muscular. Os ossos são a parte passiva da locomoção, enquanto os músculos são a parte ativa. Ossos e músculos se unem através de estruturas denominadas tendões.
Os seres humanos podem se locomover andando ou através de máquinas por eles construídas, como a bicicleta, o automóvel, o trem, o avião, o barco, entre outras.
Os outros órgãos do nosso corpo também são assim macios. Sem um esqueleto nós cairíamos como um saco vazio. Nossos músculos são fortes, mas sem um esqueleto eles não teriam nada para mantê-los no lugar, ficar de pé ou nos mover. Alguns órgãos precisam de mais proteção do que outros.