A práxis pedagógica representa, dentro deste contexto, a prática em constante movimento, onde as atividades que a permeiam, permitem que o professor possa, não só conduzir o processo de ensino e de aprendizagem teoricamente fundamentado, mas que contribua para a análise desta mesma teoria, trazendo da prática elementos ...
A práxis educativa freiriana é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. O embate dialético entre ação-reflexão presente neste método favorece a uma mudança da consciência humana da estrutura social e a uma aproximação crítica, reflexiva da realidade estudada.
Homem e natureza Marx concebe a práxis como atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. A natureza só adquire sentido para o homem à medida que é modificada por ele, para servir aos fins associados à satisfação das necessidades do gênero humano.
Ela tem o objetivo de garantir o conhecimento, por meio de projetos pedagógicos e métodos desenvolvidos pela Escola e o Professor. ... Já a ação é vista como uma característica inerente do ser, sendo fundamental para o processo reflexivo da prática, estando ligada a subjetividade do professor.
A ação docente na educação profissional visa à educação das competências e também das sensibilidades, pelo fato de que as pessoas são dotadas de necessidades físicas e psicológicas. E a eficácia do processo educacional se dá à medida que se atende a ambas as necessidades.
A reflexão-sobre-a-ação, para Schön, está em relação direta com a ação presente, ou seja, com a reflexão-na-ação, e consiste numa reconstrução mental retrospectiva da ação para tentar analisá-la, constituindo um ato natural com uma nova percepção da ação.
A práxis educativa está relacionada com a ação reflexiva do educador, no sentido de desenvolvimento de constante atualização, através do modelo de formação continuada, gerando melhor desempenho nas práticas pedagógicas.
O professor reflexivo tem consciência de sua realidade e busca técnicas e metodologias que se enquadrem nela para o seu desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo. A ideia de professor reflexivo reside na capacidade de investigar sua própria docência, ou seja, examinar o resultado do seu trabalho.
O papel do professor é controlar o que os alunos estão fazendo no computador. C) O professor planeja o momento em que as TIC serão usadas em sala de aula. ... O papel do professor é verificar se todos têm acesso aos materiais.
O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. ... Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do seu filho com a escola.
As justificativas para a utilização da internet nas aulas de História são fundamentais para o aprendizado. ... Desta forma a internet é um recurso facilitador da aprendizagem para a prática pedagógica e desenvolve o pensamento crítico, estimula o diálogo, a pesquisa e a produção de atividades durante as aulas.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.
O uso das redes como forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Educar com o auxílio da Internet remove o isolamento da sala de aula e acelera a autonomia da aprendizagem dos alunos em ritmos próprios.
Atualmente a utilização da internet na educação está cada vez mais presente, seja para pesquisas de textos e imagens ou para divulgação de livros ou vídeos, por exemplo. ... Serve também como suporte nas atividades de ensino, fornecendo textos, imagens, livros, revistas, vídeos, etc.
Nas décadas de 1970 e 1980, a Internet passou a ser um importante meio de comunicação acadêmico para professore e estudantes universitários, sendo que, especificamente, nos Estados Unidos, era comum a troca de mensagens e ideias pelas linhas da rede mundial.
Conheça alguns objetos que já usamos no dia a dia que envolvem a Internet das Coisas:
A internet é a maior rede que existe no mundo, é a rede de computadores interligados que facilitam a vida das pessoas em diversos aspectos. ... Todos os dias a internet recebe milhares de novas informações importantes para as nossas vidas, seja no lazer, notícias, assim como uma maravilhosa ferramenta de pesquisa.
Chegar em casa, controlar diversos objetos da residência, como lâmpadas, refrigeradores, fechaduras e até micro-ondas por meio do comando de voz. A Internet das Coisas faz o meio de campo entre o mundo digital e o mundo real. ...
Como podemos perceber no texto a tecnologia vem influenciando bastante na nossa vida e também mudando completamente o mundo inteiro. E ela vem proporcionando uma enorme revolução na sociedade dos dias atuais, melhorando o modo de vida e na maneira de pensar das pessoas.
Principais preocupações e desvantagens que são abordada na discussão sobre a Internet das Coisas:
Um dos principais exemplos de internet das coisas é o smartwatch. Conectado ao smartphone via IoT, o smartwatch se torna extremamente prático. Isso porque não só otimiza as funções do celular, como também estende a sua capacidade.
De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
Internet das Coisas, abreviada como IoT, é a maneira como os objetos estão conectados e fazendo comunicação entre si e com os usuários, por meio de sensores inteligentes e de softwares que transmitem informações para a rede. ... Pense em um grande sistema nervoso, em que informações são trocadas entre 2 pontos ou mais.