A protocooperação ou mutualismo facultativo é uma relação ecológica harmônica em que todos os participantes são beneficiados, podendo viver de forma independente, sem sofrerem prejuízos. As relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos.
As relações harmônicas interespecíficas, também conhecida como relações heterotípicas, ocorre entre seres de espécies diferentes. Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Os indivíduos nessa relação vivem juntos, de maneira fixa, e todos tem vantagem nessa associação.
O inquilinismo é uma relação ecológica harmônica e interespecífica. ... Como exemplo de inquilinismo, podemos citar as plantas epífitas, que crescem sobre o tronco de outras árvores sem retirar delas nenhum nutriente.
Resposta. A relação ecológica é o predatismo. A medida que o pássaro se aproxima do boiele come os seres que o parasitam, realizando um boa ação.
A protocooperação é a relação ecológica em que ambos os indivíduos se beneficiam, porém essa relação não é obrigatória (ao contrário do mutualismo). ... Já no comensalismo, a relação beneficia um indivíduo e deixa o outro neutro.
O comensalismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica. Nessa relação, que ocorre entre espécies diferentes, uma espécie é beneficiada com a interação, entretanto, a outra não é beneficiada, nem prejudicada.