Com a criação dessa estrutura, podemos usar os dados contidos ali para gerar relatórios, criar filtros e gráficos e, enfim, fazer diversas análises e gerar conhecimento. Podemos dizer, portanto, que organizar dados de forma estratégica é uma forma mais eficiente de armazenar e gerir informações importantes.
Apresentar como os dados estatísticos podem ser organizados • e dispostos em tabelas e gráficos, de acordo com as normas e os tipos de dados. ... elaborar tabelas de acordo com as normas estabelecidas; 3. construir gráficos adequados ao tipo de dados da amostra.
São etapas de organização: entrevista, diagramação, codificação e representação. c. Na codificação os dados são classificados de acordo com a presença ou ausência de determinada qualidade ou quantitativamente, que leva em consideração valores numéricos.
Algumas dicas importantes para quem precisar tabular um grande número de questionários é separar a primeira coluna para colocar o número do questionário em questão e dividir por cor as colunas com respostas de múltipla escolha (que podem ter mais de uma resposta) para evitar erros de digitação.
Em uma pesquisa de satisfação, por exemplo, é interessante que você agrupe as respostas em positivas, negativas e neutras e depois olhe para cada grupo separadamente. Não busque apenas considerar as respostas positivas e ignorar as negativas.
Análises de dados quantitativos Uma forma comum de mostrar os dados para facilitar a análise é mediante ao uso de uma distribuição de frequência. Para isso é feita uma tabulação organizada de números de respostas ou pontuações de acordo com cada categoria de variáveis.
Ao invés de centralizar a pesquisa em apenas um lugar, podemos dar algumas opções para o cliente responder, seja por e-mail, por aplicativo, dentre outras. Dessa forma o cliente pode escolher qual a melhor opção para lidar com a pesquisa de satisfação sem perder muito tempo e de uma forma bem objetiva.
Como utilizar a escala Likert Para seguir a metodologia de uso, a dica mais recomendada é incluir pelo menos cinco categorias de respostas. As extremidades são frequentemente aumentadas para criar uma escala de 7 pontos adicionando “muito” ao topo e ao fundo da escala 5 pontos.
A tabela de classificação proposta por Rensis Likert permite medir o nível de concordância do cliente de um modo mais específico. Utilizando o “parcialmente” e o “totalmente” ao invés de dividir as alternativas apenas em “concordo” e “discordo” permite que esse cliente possa se aprofundar no seu nível de satisfação.
Opiniões contrárias; falta de acordo; divergência ou desacordo. Ausência de compatibilidade; sem harmonia; desarmonia. Desprovido de igualdade; falta de ordem ou homogenia; ausência de igualdade; disparidade. Forma mais usual: discordância.
Ao contrário das perguntas sim/não, a escala de Likert nos permite medir as atitudes e conhecer o grau de conformidade do entrevistado com qualquer afirmação proposta. É totalmente útil para situações em que precisamos que o entrevistado expresse com detalhes a sua opinião.
Escala linear: possibilita a resposta em uma escala numérica, ideal para pesquisas de satisfação. O criador do questionário pode optar por qualquer escala de 1 a 10; Grade múltipla escolha: cria uma espécie de tabela. Por exemplo, no topo da coluna, podem ter opções entre péssimo e excelente.