Sucção, trata-se, quando uma criança mediante pressão negativa e movimentos linguais obtém o leite ativamente. ... Mediante elevação da mandíbula e língua, a criança comprime e deforma o mamilo, fato que expulsa o leite, que então é deglutido.
O reflexo da sucção é um reflexo motor simples que tem o controle nervoso da medula e da ponte, e deve estar presente no recém-nascido, pois se trata de um fenômeno reflexo, do tipo alimentar visando à ingestão de leite.
O contato do bico do seio na língua do bebê ativará o reflexo de sucção, desencadeando um processo de movimentos rítmicos da língua, músculos da face, palato (céu da boca) e faringe (garganta), resultando na sucção. A sucção é essencial pois é um preparo para a criança se alimentar e sobreviver.
Para a observação da sucção não-nutritiva, o examinador deve introduzir o dedo mínimo enluvado na boca do RN, para facilitar a percepção dos movimentos da língua. Pressiona-se o palato duro contra com a polpa do dedo (unha para baixo), de forma a estimular o reflexo de sucção.
Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.
Todo o bebê faz isso. Quando o bebê começa a mamar, reparem que ele suga bem rápido, pois o leite não sai imediatamente do peito; leva alguns minutos. Nesse momento o bebê faz sucção não nutritiva (por prazer).
A sucção não – nutritiva é uma necessidade apresentada pelo bebê desde o seu nascimento que proporciona à criança prazer especial, sensação de bem-estar e proteção. Os hábitos mais comuns associados à sucção não – nutritiva são o de sucção digital e de chupeta.
Desconforto abdominal, vômitos e baixo ganho de peso, entre outros sintomas, podem indicar que o bebê está com dificuldade para digerir o leite, seja ele materno ou não.
Qual melhor leite para bebê após 6 meses?
Para fazer a mistura água-leite, siga as orientações contidas na embalagem do leite em pó. Encha a mamadeira de água mineral até a graduação da dose indicada e em seguida use a colher-medidora da embalagem de leite para acrescentar a quantidade exata. Passe uma faca sobre a colher-medida para não exagerar na dose.
Descrição
Os recém-nascidos começam a se alimentar lentamente durante os primeiros dois ou três dias de vida, consumindo entre 30 e 60 ml por mamada. Após os primeiros dias, a porção aumenta para 60 a 90 ml a cada 3 ou 4 horas.
No início da introdução, ofereça a formula misturada no leite materno. Por exemplo, se o seu bebê ingere 180 mls, faça somente uma medida de 30mls de formula e complete o restante com o seu leite.