O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. ... Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos.
Existem células sensoriais chamadas de propioceptores e interoceptores que são especializadas na captação de estímulos internos do corpo. ... A nossa pele é responsável pelo tato e nela podemos encontrar os corpúsculos de Pacini, um mecanoceptor que capta estímulos mecânicos, transmitindo-os ao sistema nervoso central.
As idéias resultantes da sensação, derivadas da experiência sensorial (dos sentidos) direta com objetos físicos presentes no ambiente, são simples impressões do sentido, operando na mente, que também opera nas sensações, fazendo uma reflexão para formar as idéias.
Ao entrar em contato com diversos materiais, os pequenos descobrem texturas, formas e sensações. ... Montar uma sala com essa diversidade tem como objetivo iniciar os pequenos na produção artística, explorando sensações, sentimentos e pensamentos por meio de experimentações.
É uma experiência empírica, na qual você se coloca no meio para provar através das sensações (racionais ou não) o que se passa. Por exemplo: Para saber o que é sentir fome, você deve ficar sem comer, e passando por esta experiência sensível, você descobrirá as sensações da fome.
Para estimular o sistema táctil é muito fácil: basta utilizar diferentes objetos em suas atividades com o pequeno, incluindo alguns materiais que vão trazer muita diversão, como areia, gelatina, bolinha de sabão, massinhas, giz e gelo, por exemplo.
Deixe que o pequeno conheça e brinque com substâncias novas ao seu contexto, como objetos viscosos (gelatina). Itens como espuma ou massinhas de modelar também são muito boas para estimular o desenvolvimento sensorial de tato da criança.
Audição
As atividades sensoriais são brincadeiras ou dinâmicas, que estimulam os cinco sentidos dos pequenos. Alguns sentidos, como a visão e a audição são naturalmente estimulados, principalmente, na fase escolar.
Dentre exemplos de jogos sensoriais, pode-se citar: