Então, como você percebe, quando aumenta o denominador (que é o número que fica em baixo na fração), mantendo-se o numerador fixo, o resultado vai ficando cada vez menor. Daí você conclui que: quanto MAIOR o denominador MENOR a fração.
Tipos de frações Apesar disso, podemos representar uma fração com numerador maior que o denominador, elas são chamadas de frações impróprias. Em contrapartida, as frações com numerador maior que o denominador são denominadas próprias. Além disso, toda fração imprópria pode ser transformada em uma fração mista.
Quando as frações possuem o mesmo denominador, somamos os numeradores e conservamos o denominador. ... O próximo passo é dividir o MMC achado, neste caso o 12, pelo denominador de cada fração e multiplicar o resultado da divisão pelo numerador.
Se duas ou mais frações tem o mesmo denominador, a maior é a que tem o numerador. Toda fração é uma divisão, por isso a fração que apresentar um resultado maior será a maior.
Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda.
Uma maneira mais prática de reduzir as frações ao mesmo denominador é encontrar o mínimo múltiplo comum (menor múltiplo comum) dos números que representam os denominadores, por exemplo: As frações 3/20 e 5/6 possuem os números 20 e 6 como denominadores e o menor múltiplo comum (mmc) entre eles é 60.
Por exemplo, 3/4 é uma fração reduzida, pois não há nenhum outro número além de 1 capaz de dividir 3 e 4 ao mesmo tempo. Agora observe a fração 2/4. Ela pode ser simplificada, dividindo o numerador e o denominador por 2, e terá como resultado 1/2.
Arredondar um número para as casas decimais desejadas
Simplificar uma fração consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum aos dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si.