Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. ÉTICA: A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
Ética- É uma ciência prática e normativa que estuda a moral, e determina o que é bom e, a partir deste ponto de vista, como se deve agir. Ou seja, é a teoria ou a ciência do comportamento moral. ... Servem ao indivíduo para orientar seus comportamentos e ações, na satisfação de determinadas necessidades.
Assim, a ética se fundamenta em três pré-requisitos: 1) percepção dos conflitos (consciência); 2) autonomia (condição de posicionar-se entre a emoção e a razão, sendo que essa escolha de posição é ativa e autônoma); e 3) coerência.
Consideramos, portanto, que a ética se fundamenta em três pré-requisitos: 1) percepção dos conflitos (consciência); 2) autonomia (condição de posicionar-se entre a emoção e a razão, sendo que essa escolha de posição é ativa e autônoma); e 3) coerência.
A moralidade é um sistema de valores, do qual resultam normas que são consideradas corretas por uma determinada sociedade, como por exemplo os Dez Mandamentos, os Códigos Civil e Penal etc.
Os valores morais, religiosos, sexuais, étnicos, entre outros, são construídos historicamente. Isso significa que dependem do período histórico em questão e dos hábitos costumeiros da sociedade. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade.
66). - A moralidade é a moral em ação, a moral prática e praticada. Por isso, cremos que é melhor empregar um termo só: moral, indicando os dois planos, o normativo e o efetivo. Portanto, na moral se conjugam o normativo e o fatual (p.
Os juízos de fato dizem respeito à realidade factual das coisas e os juízos de valor correspondem a aspectos subjetivos. Os juízos de fato são descritivos, eles informam sobre a realidade, sobre a forma que as coisas são. Alguns exemplos: “existem mais chineses que alemães”, “a atmosfera da Terra possui oxigênio”.
Um juízo de fato é uma afirmação que se propõe a retratar ou descrever algum aspecto da realidade. ... Um juízo de valor, por outro lado, não pretende descrever um aspecto da realidade, mas avaliar esse aspecto como bom ou ruim.
substantivo masculino Avaliação pessoal e crítica sobre algo ou alguém, tendo em conta a experiência ou a vivência de quem avalia, geralmente expressando um ponto de vista ou uma opinião pessoal que pode ser positiva ou negativa: seu objetivo era apenas registrar um tipo de comportamento sem entrar em juízo de valores.
Juízo de valor é o julgamento feito a partir de percepções individuais. Ele pode se basear em ideologias, preconceitos, costumes, valores de natureza moral, tradições culturais, tendências de personalidade etc. ... Manifestam-se aspectos da cultura como juízo de valor e como produção social.
Quando uma pessoa vai presa, ela diz ao delegado que só falará em juízo. ... Assim, «falar em juízo» significa, neste contexto, «falar perante o órgão do poder judiciário onde o juiz ou o tribunal exercem suas atribuições».