A natureza jurídica de uma empresa é o seu regime jurídico, pois define exatamente quais exigências e normas os sócios terão que obedecer.
Para obter o cartão, o produtor rural precisa estar cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária (Diagro). O agricultor ou piscicultor deve ir à Diagro, munido de documentos e solicitar a emissão do cartão. Vale lembrar que será cobrada uma taxa anual pelo cartão.
O produtor rural pode requerer a Inscrição Estadual ou Municipal junto à Secretaria de Fazenda do estado ou do município para a comercialização formal dos seus produtos. Para isso, deve ter em mãos os documentos do imóvel/propriedade rural, o CCIR, o Nirf e os documentos pessoais (CPF e RG).
O pedido de inscrição no CNPJ rural é feito pelos softwares Programa Gerador de Documentos (PGD) do CNPJ e Receitanet, disponíveis para download no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Após fazer o cadastro na Receita Federal, é emitido um número de inscrição no CNPJ.
Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
O produtor ou seu representante deve dirigir-se a uma unidade de atendimento da Secretaria da Economia, portando documentos pessoais, para solicitar a baixa.
Desde janeiro de 2018, produtores que faturam até 81 mil reais no ano podem se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Essa possibilidade permite tirar pessoas da informalidade e contribuir ainda mais com a gestão do negócio, trazendo benefícios como economia e mais segurança para a vida do produtor rural.
Agricultor ou agricultora familiar pode ter a DAP mesmo se tiver uma MEI.
O cadastro para formalização como microempreendedor individual é gratuito. Isso mesmo, não é cobrada nenhuma taxa para formalizar a empresa na Receita.
Para isso, você precisará dos seguintes documentos:
Documentos. É importante que imprima e guarde os seguintes documentos que comprovam a sua formalização: Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – É o documento que comprova que você é MEI. Boleto de Pagamento Mensal (DAS) – É o documento para o pagamento da contribuição mensal devida pelo MEI.
Passo a passo
O que é ser um MEI?
Para formalizar a sua Microempresa Individual, o processo é fácil e totalmente online....Como abrir um MEI?