Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente. Aumente a intensidade de forma gradual, observando sempre a reação do paciente.
O ultimo parâmetro que deve ser ajustado tanto no FES como na corrente russa é a intensidade (mA). Uma vez colocados os eletrodos, aumenta-se a intensidade até a visualização da contração, sendo o máximo tolerado, desde que não atinja o limiar doloroso.
A estimulacão elétrica funcional (FES - Functional Electrical Stimulation), pode ser definida como uma técnica de estimulação elétrica dos neurônios motores com a finalide de produzir contração muscular.
As técnicas da estimulação elétrica funcional (functional electrical stimulation - FES) ou neuromuscular (FNS) tem como objetivo restaurar ou auxiliar o movimento dos membros de pacientes com dificuldades motoras, através da ativação direta ou indireta do neurônio motor (SOETANO et al., 2001).
A eletroestimulação neuromuscular (EENM) consiste na aplicação de uma corrente elétrica, que pode ser de baixa ou média frequência, através de eletrodos sobre a pele, com vistas a estimular um determinado músculo6.