O ukulele (especialmente o soprano) por ser um instrumento pequeno, não possui a necessidade de ter um pino de correia acoplado. A maneira “correta” de segurá-lo é utilizando o seu braço direito como um “ninho” e segurá-lo contra o corpo, dando a sustentação necessária.
Para usar o afinador cromático você deve plugar ele no final do cabo do seu ukulele. Ao tocar uma corda, a setinha do afinador vai mostrar se você deve afinar sua corda pra cima ou pra baixo. Você pode comprar na loja de instrumentos mais perto da sua casa ou pode comprar na internet.
Essa é a forma clássica de afinar de ouvido, por isso requer treino. O diapasão é uma pequena peça de metal que vibra na frequência de uma das cordas. O mais comum para a afinação do violão é o diapasão da nota A (Lá) 440, correspondente à segunda corda mais grave do instrumento.
Nome das cordas do ukulele
O nome das cordas soltas do cavaquinho, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – ré, 2º corda – si, 3º corda – sol, 4º corda – ré.
Afinação padrão ou reentrante Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Para afinar o seu violão online, basta acessar o site do Afinador Cifra Club e habilitar as configurações do Adobe Flash Player em seu PC, para que ele possa acessar a câmera e o microfone do PC. Em seguida, permita que o Cifra Club acesse a sua câmera e o microfone. Pronto!
Se você é músico, certamente já percebeu que a questão da afinação é um dos assuntos mais pertinentes e amplos. Quando falamos de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E. Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.