Alimentos naturais, ou in natura, é tudo aquilo que vem da natureza. Não confunda com orgânicos, que são alimentos naturais sem uso de pesticidas ou agrotóxicos. Os alimentos naturais (ou in-natura) são aqueles que não passam pelo processamento da indústria e, por isso, não contêm nenhum tipo de aditivo químico.
Uma das principais iniciativas para saber se um alimento é saudável, é fazer a leitura da lista de ingredientes no rótulo da embalagem.
Alimentos in natura – são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Exemplos - legumes, verduras, tubérculos, castanhas, nozes, carne bovina, suína, aves e pescados frescos.
Como o próprio nome já diz, eles são 100% da natureza, seja ela vegetal ou animal, que garantem nutrientes mais saudáveis, uma cor mais viva, o sabor mais aguçado e, na maioria das vezes, o tamanho menor que os encontrados nas prateleiras do supermercado.
Ultraprocessados - São produtos alimentícios feitos com ingredientes industriais e com pouco ou quase nada de alimentos do grupo 1. Passam por um processamento tão intenso que acabam perdendo a estrutura, cor, sabor, e é preciso adicionar emulsificantes, aromatizantes, corantes, entre outras substâncias.
A expressão paisagem humanizada insere-se como uma tipificação criada em oposição à paisagem cultural ou geográfica, produzida ou transformada pelas atividades antrópicas. Portanto, entende-se por paisagens naturais espaços que ainda não foram humanizados ou que pouco receberam a interferência das atividades humanas.