Significado de Arco-íris substantivo masculino Arco luminoso que, composto por faixas coloridas com as sete cores do espectro solar, se forma a partir de fenômenos físicos e meteorológicos, sendo causado pela refração ou dispersão da luz solar em gotículas de água de chuva suspensas na atmosfera.
2. Qual a posição do sol quando o observador visualiza o arco-íris? O sol está do lado direito em relação ao observador.
Na verdade o Arco-íris é um continuum de cores, do verde ao violeta, e até mesmo além das cores que os olhos conseguem enxergar, como se dá com o espectro infra-vermelho (percebido pelo calor) e ultra-violeta, não observável a olho nu.
O arco-íris é um fenômeno físico e químico que ocorre quando há separação da luz solar e após esta separação sofre desvios provocados por gotas de chuvas da atmosfera.
Resposta: Explicação: O arco-íris não existe realmente como em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refratam e refletem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador.
Algumas vezes, quando o ar está muito úmido e o Sol está próximo do horizonte, poderemos observar um arco-íris, se ficarmos de costas para o Sol. Este é formado pela refração e reflexão da luz solar dentro de gotas-d'água suspensas na atmosfera. ... Ao penetrar na gota, a luz sofre uma pequena dispersão.
É sabido que podemos criar um arco-íris usando um copo d'água ou uma mangueira no quintal da sua casa, por exemplo. ... Logo, precisamos ficar de costas para o sol, ligar a mangueira, e ajustar o bico do mangueira para que saia um jato bem fino, logo em seguida irá ser reproduzido uma espécie de Arco-íris.
O arco-íris surge quando o Sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuva. Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Esse fenômeno ocorre na natureza quando as gotículas da água no ar agem sobre a luz, formando o arco-íris. É isso que ocorre também quando a luz solar passa por um prisma, decompondo-se nas cores que vão do vermelho ao violeta, constituindo o que chamamos de espectro contínuo.
Resposta. é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva.
Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares: O azul (primária) e o laranja (secundária) O vermelho (primária) e o verde (secundária) O amarelo (primária) e roxo (secundária)