A quebra de um paradigma, portanto, está relacionada ao desligamento de um padrão que antes era seguido para que, assim, um novo modelo ou padrão seja adotado.
- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.
Para a ciência grega o movimento natural(movimento não perturbado) segue uma trajetória retilínea; mas para a ciência grega o movimento natural (isto é, inerente à natureza), e portanto perfeito, seguia a trajetória do círculo.
A ciência antiga era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. A concepção medieval cristã via o homem como o ser supremo da criação divina e a terra era o centro do universo.
Resposta. Resposta: A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
Resposta. Resposta: A ciência antiga definia-se como teoria, já a ciência moderna, ao contrário, afirma, que a teoria tinha como finalidade abrir o caminho para que os humanos se tornassem senhores da realidade natural e social.
O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.