Um fóssil pode ser definido como a substituição da matéria orgânica de um animal ou vegetal por minerais. ... São conservados em sedimentos minerais, principalmente a sílica; o processo de fossilização consiste na transformação da matéria orgânica em um composto mineral, mas que não perde sua característica física.
Os processos de fossilização são a mumificação, a mineralização e a incarbonização.
Para que o processo de fossilização seja possível, é preciso que o corpo do ser vivo seja soterrado rapidamente, pois, caso contrário, passará por um processo de degradação natural, por parte de microrganismos decompositores. Estes restos precisam, portanto, ser cobertos por areia, argila e outros sedimentos.
Os fósseis podem se preservar de diferentes modos, dependendo dos fatores e das substâncias químicas que atuaram após a morte do organismo. Podem-se reunir os tipos de fossilização em dois grandes grupos: Restos e Vestígios.
Restos Rígidos: Designa o tipo mais comum de fossilização, mediante as ossadas e partes rígidas dos seres encontrados. Note que só sabemos da existência dos dinossauros, através dos restos rígidos encontrados em diversas partes do mundo.
rochas sedimentares
O meio onde ser forma um fóssil, para uma melhor conservação, deve ser desprovido de oxigênio (anaeróbio), já que a oxidação contribui muito para a degradação orgânica. O clima deve ser frio, pois a ação dos microrganismos decompositores diminui muito em temperaturas baixas.
rochas sedimentares
Não é nem de longe sensato desmatar uma área nativa pra se procurar por fósseis, então uma solução pra isso é apenas procurar por eles em áreas erodidas, desertificadas ou em áreas de garimpo e extração de minerais que permitam a análise das rochas.
Já foram encontrados ossos, dentes, ovos, pegadas e fezes de dinossauros no Brasil, sendo que as principais regiões de sítios paleontológicos são localizadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Os fósseis podem ser ossos, conchas, dentes, pegadas e geralmente são encontrados nas pedras e rochas muito antigas. Existem fósseis que são conservados quase que inteiramente, por exemplo, os mamutes encontrados no gelo, ou os insetos em âmbar (resina vegetal).
sedimentares