O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
O Peão é uma peça menor do xadrez ocidental. ... O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma. Um peão pode capturar a peça imediatamente na fileira na diagonal.
Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.
Se um peão chegar do outro lado no tabuleiro do xadrez ele será promovido a rainha ou torre ou bispo ou cavalo, normalmente é escolhido a rainha por ser uma peça mais poderosa. Nunca vi uma regra específica para com o rei, quando ele atravessa o tabuleiro até o outro lado.
Resposta: A partida acaba em empate. Explicação: Ela acaba por falta de peças, e por fim não conseguindo realizar o xeque-mate.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. ... As regras de etiqueta no xadrez indicam que ao ameaçar o Rei do adversário, o atacante pode quebrar o silêncio da partida e anunciar "Xeque!" e, no caso do Rei não poder escapar da captura, anunciar "Xeque-mate!".
Uma partida de xadrez pode terminar em empate, dadas algumas situações: Rei afogado: nessa situação o Rei encontra-se encurralado em uma posição da qual não consegue sair, pois nenhum lance é legal. É semelhante ao xeque-mate, exceto pelo Rei não estar em xeque.
Passos
Resposta. Explicação: Xeque-mate, ou simplesmente mate, é uma expressão usada no enxadrismo para designar o lance que põe fim à partida, quando o Rei atacado por uma ou mais peças adversárias não pode movimentar-se para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.
Tempo. O tempo é fator determinante no jogo de xadrez. ... Mas em todos, quando seu tempo acaba, a vitória do seu adversário é declarada. DICA: Quando seu tempo acaba, mas seu adversário não tem peças o suficiente para lhe dar xeque mate (somente o rei, por exemplo), o jogo termina EMPATADO.
- Enquanto o xadrez pensado tem mais de uma hora de duração, o xadrez rápido tem entre 15 minutos e uma hora. Depois que o tempo é definido, cada jogador tem metade do tempo para as suas jogadas. Por exemplo, se o tempo de jogo é de uma hora, cada competidor terá 30 minutos para desenvolver todas as suas jogadas.
A1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser feitos num limite de tempo predeterminado de pelo menos 15 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é de pelo menos 15 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador.
20h15
53 anos
O jogo, disputado há exatos 54 anos, colocou frente a frente as equipes do Andradina e do Transauto de São Caetano na final da Terceira Divisão de Profissionais de 1965. Foram precisos 208 minutos para definir o campeão do torneio. Melhor para o Andradina, que venceu a 'batalha de Araraquara' e ficou com a taça .