A laje nervurada, assim como o concreto armado, é uma laje de concreto maciça, Mas no caso do concreto armado, a laje tem uma superfície interior lisa, feita com armadura de aço preenchida totalmente com concreto. ... Esses espaços sem concreto tornam a laje mais leve e, consequentemente, permitem vãos maiores.
No geral, as lajes nervuradas vencem vãos entre pilares na ordem de 7 a 9m. Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento.
No caso das cargas que já estão distribuídas na área (como o caso da sobrecarga de utilização e o revestimento) basta multiplicar as mesmas pela largura de influência de cada nervura. Este valor, conforme comentado anteriormente, é a distância entre eixos de duas nervuras.
Em relação à altura da laje nervurada, pode-se estimá-la com base no vão da estrutura. A altura deve ser correspondente a 1/25 a 1/30 do maior vão da obra.
Uma maneira mais simples de calcular o volume de uma laje nervurada: VLN = VLM – QCxVC, onde VLN é o volume da laje nervurada; VLM é o volume da laje considerando a mesma laje maciça; QC é a quantidade de cubetas na laje; VC é o volume de cada cubeta (na Figura temos uma cubeta semelhante à um tronco de pirâmide). //// ...
Lajes podem ser inseridas pelo comando "Inserir laje" ou através do botão "Inserir" da janela de dados atuais. Lajes são inseridas dentro de contornos formados por vigas, pilares e fechamentos de bordo. Estes contornos são detectados automaticamente pelo Modelador, e mostrados como um furo (um "X").
Na guia “Pavimentos”, clique no botão “Inserir acima”(1) digite o nome do pavimento (“Tipo”)(2) aperte a tecla (3) defina o pé-direito (“3m”)(4) defina a classe (“Tipo”)(5) defina o modelo estrutural (“Grelha de lajes nervuradas”)(6).
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12. Importante: O calculo do volume de concreto colocado acima é um padrão adotado pela maioria dos profissionais e empresas da área.
E centímetro quadrado é a área equivalente à de um polígono de quatro lados iguais (quadrado) com cada lado medindo um centímetro. Então, para se calcular a área de tal quadrado multiplica-se 1 cm x 1 cm, operação que resulta em 1 centímetro quadrado e se escreve 1 cm.
O valor da área do quadrado é sempre dado pela unidade de medida elevada ao quadrado. Isso ocorre porque ao multiplicarmos dois valores de mesma unidade elevamos ao quadrado (cm . cm = cm² ou m .