Segundo o relato dos evangelhos, o primeiro milagre de Jesus aconteceu numa festa de casamento em Caná da Galiléia, onde transformou água em vinho, e vinho alcoólico, pois quando levaram o vinho para o mestre-sala provar, ele disse que era o melhor vinho, o vinho bom (João 2).
Naquela ocasião também estava sua mãe. Provavelmente os noivos eram conhecidos da família de Jesus porque sua mãe dava ordem aos empregados (João 2.
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia). ... Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).
Apropriado para todas as horas e todas as fases da vida. O pão é um alimento democrático, ele está na mesa de todos os povos e classes sociais. Freqüenta diariamente restaurantes sofisticados, mas também está presente nas ruas e nos mercados mais populares.
Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1-11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Foi nesse momento que Jesus teria partilhado o pão e o vinho, que de acordo com a tradição (e os versículo 19 e 20 do capítulo 22 do evangelho de Lucas) simbolizam o corpo e o sangue do Filho de Deus, que compreendia que seria sacrificado no dia seguinte. ... O vinho seria o seu sangue, que seria derramado.
Sempre abrir. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomem e comam; isto é o meu corpo'. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: 'Bebam dele todos vocês.
Jesus pediu aos empregados que juntassem seis talhas de pedra e as enchessem com água. O pedido de Jesus deve ter causado espanto nos empregados, pois aquelas talhas, com capacidade para cerca de 30 litros cada uma, eram objetos que tinham uso muito específico – elas serviam para banhos de purificação.