AMPLITUDE DO INTERVALO DE CLASSE: é obtida através da diferença entre o limite superior e inferior da classe e é simbolizada por hi = Li - li. Ex: na tabela anterior hi = 53 - 49 = 4. Obs: Na distribuição de freqüência c/ classe o hi será igual em todas as classes.
Amplitude no Excel – Para essa informação não temos uma fórmula, na verdade vamos utilizar o resultado das duas últimas fórmulas, ou seja, vamos pegar o maior valor e subtrair do menor valor, assim chegamos ao resultado da amplitude. Média no Excel – Essa é outra fórmula bem simples e fácil de utilizar dentro do Excel.
O coeficiente de variação (C.V.) é o desvio padrão expresso como uma porcentagem média. O coeficiente de variação é uma medida relativa de variabilidade. É independente da unidade de medida utilizada, sendo que a unidade dos dados observados pode ser diferente que seu valor não será alterado.
Calculando a variação percentual do deflator do PIB: Variação do percentual no deflator do PIB em 2002 = [(100 – 100)/100] x 100% = 0%.
Encontrar a porcentagem de alteração entre dois números
Mais claramente, suponhamos n=12, (por exemplo Io=100 e I=112) o que representaria a variação no período entre as datas referentes à Io e I, o resultado seria: R=V x 12 ÷ 100 = V x 0,12, ou seja, um reajuste de 12% neste caso. O preço final reajustado será então V+R.