BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.
Exemplo: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 3., 1993, Brasília. Anais. Brasília: MEC, 1994.
Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999.
3º São as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: I - As Escolas deverão estabelecer como norteadores e suas ações pedagógicas: a) os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de ...
A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
29 da referida lei: “educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade”.
O ensino fundamental compreende a fase do 1º ao 9º ano e atende crianças dos seis aos 14 anos de idade. Por ser o período mais longo da educação básica, é dividido em anos iniciais e finais. Continue a leitura e entenda o que é estudado em cada uma dessas etapas e a sua importância para o desenvolvimento infantil.
O Ensino Superior - ou como era chamado, Terceiro Grau - é composto pelos níveis acadêmicos que vêm depois da Educação Básica. ... Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II); Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); Ensino Médio (1ª à 3ª série).
O primeiro ciclo do Ensino Fundamental chama-se Anos Iniciais, ou Fundamental 1. Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano. Nesse período, a faixa etária adequada dos estudantes é de seis a dez anos. A alfabetização das crianças acontece neste ciclo, começando no 1° ano e terminando no 2°.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
As séries escolares e o novo ensino fundamental de nove anos
A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como preocupação os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhe são oportunizadas, inclusive as do no ambiente escolar.
O estudo permite inferir que ser professor de Educação Infantil exige um conjunto de qualidades específicas que vão além dos cuidados básicos com as crianças. Observar, relatar, produzir e interagir com as crianças são ações inerentes à docência que necessitam ser aprimoradas.
Intencionalidade pedagógica é ir além do simples planejamento de conteúdos. É agir de forma adequada para se alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem. O ato de ensinar e aprender requer olhar e cuidados pedagógicos, em tese, por ter “intenções” a serem contempladas.