Volume. O volume de uma semi-esfera é igual a soma dos volumes de discos, concêntricos e de espessura infinitesimal, empilhados ao longo do eixo x, de x = r (y = 0) até x = 0 onde o disco tem raio r (y = r). O volume da semi-esfera é o somatório de todos os volumes dos discos infinitesimais.
O volume de uma esfera pode ser calculado pela integral tripla de acordo com a sua área esférica. A dedução desse cálculo é feita no ensino superior. Logo, para calcular o volume de uma semi-esfera basta dividir o volume da esfera completa pela metade: Vsemi-esf = V(r) .
Sendo assim, a fórmula é r = D/2. Essa fórmula é idêntica ao método usando para calcular o raio de um círculo usando seu diâmetro....Se você possui uma esfera com um volume de 100 cm3, encontre o raio da seguinte forma:
O volume é a medida que corresponde a quantidade de espaço ocupado por um determinado objeto. Dito isso, o volume da esfera refere-se ao espaço interno dessa figura geométrica, sendo calculado a partir da fórmula Ve = 4. p. r³/3.
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
(Use : π = 3,14 e C = 2π.
Resposta. Para este exemplo o diâmetro é igual a 4, sendo assim o seu raio é igual a 2, pois o raio é a metade do diâmetro. Resposta: O comprimento dessa circunferência é de aproximadamente 12,57.
Use π = 3,1. 15,5 cm. 37,2 cm.
Resposta. O diâmetro é duas vezes o raio da circunferência,então neste caso... 2,5² ou 2,5 x 2,5 = 5,0 . Em casos como este é só multiplicar por 2.
Todo segmento de reta que liga dois pontos de uma circunferência recebe o nome de corda.
Corda: é o segmento de reta cujas extremidades são dois pontos da circunferência. Observação: O diâmetro é uma corda.